O secretário municipal de Infraestrutura (Sinfra), Roberto Vasconcelos Alencar, considera positivo o trabalho realizado esse ano na melhoria da infraestrutura do município de Imperatriz. Ele cita que, mesmo com as dificuldades financeiras, a prefeitura conseguiu recuperar toda a malha asfáltica, drenagens e limpeza dos riachos dentro dos cronogramas.
Ele diz ainda que várias ruas não pavimentadas também foram recuperadas pela Sinfra, embora não tenham sido atingidos todos os bairros devido à escassez de recursos financeiros, mas considera que houve um grande avanço na revitalização das vias urbanas de Imperatriz.
“Nós avançamos muito nesse ano em obras novas e parcerias, como por exemplo, a construção da Praça Mary Pinho, no Centro; a Avenida Ribamar Fiquene [acesso à Praia do Cacau], que recebeu drenagem, sinalização e iluminação pública; pavimentação em 100% das ruas do bairro São Salvador, situado na área do grande Bacuri, com drenagem, sinalização e iluminação e a construção do acesso à Avenida Pastor Luís de França, via Rua Dom Pedro II, com 1,3 km de pavimentação asfáltica, drenagem, meios-fios, sarjetas e iluminação.
Alencar observa que a cidade tinha apenas uma saída para quem desejava se dirigir ao Estado do Tocantins utilizando a BR-010 passando pela ponte do Cacau, mas que atualmente a população tem como opção a Rua Dom Pedro II para ir e a Dom Pedro I para voltar, via Parque Anhanguera.
Outra obra entregue foi a pavimentação asfáltica em 100% das ruas do Parque Amazonas, bairro situado na região da grande Cafeteira, assim como teve vias totalmente asfaltadas a Vila João Castelo. Foram aplicados 10 quilômetros de asfalto nos dois bairros. A Sinfra também realizou a recuperação da malha asfáltica das vias da Vila Cafeteira.
O secretário garantiu ainda que a rede de esgotamento sanitário começou a funcionar nesta grande região da Cafeteira, contemplada com obras de drenagem, pavimentação, meios-fios, sarjetas e iluminação pública.
Alameda – Roberto Alencar cita ainda a construção da Alameda Guilherme Cortez, o antigo “Beco da Varig”, obra considerada pequena, porém muito importante para a cidade ao proporcionar a interligação da rua XV de Novembro à Avenida João de Deus Fiquene, a Beira-rio. Antes, o local servia para abrigar usuários de drogas, assaltos e rota de fuga de bandidos.
Revitalizado, o espaço é utilizado pela Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) na apresentação de projetos culturais, incluindo shows artísticos em frente à orla da primeira lagoa na Beira-rio.
Santa Rita – A prefeitura também asfaltou a rua Raimundo de Moraes, no grande Santa Rita, considerada auxiliar da rua Padre Cícero, fazendo a ligação da rua Santa Rita e a Avenida Newton Bello, asfaltadas recentemente pelo município.
Roberto Alencar informou que foram construídas esse ano três pontes em concreto armado, totalizando a 12ª na gestão do prefeito Sebastião Madeira. Foi construída a ponte da Avenida São João, atrás do 50º BIS; na rua João Lisboa, sobre o riacho Bacuri, na Vila Redenção II, e a da rua Rio Grande do Norte, no bairro Santa Rita.
Iluminação pública
revitalizada na zona rural
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, ampliou e revitalizou a rede de iluminação pública beneficiando centenas de moradores dos povoados e distritos do município. “Já tínhamos trocado e modernizado toda a iluminação pública da sede, inclusive o trecho da BR-010 na área urbana”, disse.
O secretário enfatiza que o município também investiu na modernização da iluminação pública em todos os povoados e distritos de Imperatriz, onde foram investidos recursos na ordem de R$ 3 milhões, retirando luminárias antigas, substituindo por outras com “braço” de 3,5 metros e lâmpadas de vapor de sódio. “Podemos dizer que hoje 100% da cidade, dos povoados e distritos estão com a iluminação pública modernizada”, acrescenta.
Ele anunciou que será inaugurada, ainda na primeira quinzena do mês de fevereiro, a iluminação pública da Avenida Pastor Luís de França, no trecho que interliga a rotatória da BR-010 à ponte Dom Affonso Felippe Gregory. “A ponte também receberá iluminação artística”, emenda.
Residencial Dom Affonso
será entregue à população
Prevista para o início deste ano a entrega do novo residencial de Imperatriz: Dom Affonso Felippe Gregory, situado no bairro Bom Jesus. O novo logradouro será provido de completa infraestrutura: drenagem, pavimentação, rede elétrica, iluminação, água e esgotamento sanitário.
Também será entregue uma praça no residencial Dom Affonso que disporá de 342 unidades habitacionais. “Essas famílias receberão gratuitamente esses imóveis, que integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-1) realizado em parceria com o Governo Federal”, detalha.
Barjonas – No calendário de inauguração de obras em 2016 consta ainda a entrega do novo complexo esportivo Barjonas Lobão, o antigo “Fiqueninho”, situado no bairro Nova Imperatriz. “Nós estamos com 80% das obras concluídas, e vamos entregá-la ainda no primeiro semestre. Falta apenas a área externa do complexo”, conta. [Gil Carvalho – ASCOM]
Comentários