O deputado Dr. Pádua (PSD) ocupou a Tribuna “Nagib Haickel”, nessa terça-feira (24), para destacar a realização do 10º Encontro Nordestino do Setor de Leites e Derivados (ENEL), que ocorre desde quarta-feira (24) até esta sexta-feira (26), no Centro de Convenções de Imperatriz.
A X edição do ENEL, pela primeira vez realizado na região Tocantina, tem como foco a inovação em tecnologia, gestão de negócios, mercado, pesquisa e desenvolvimento. O evento contará com uma programação que abordará as Cadeias da Bovinocultura de Leite, Caprinocultura e Bubalinocultura de Leite, através da realização de palestras, mesas redondas, painéis, oficinas, clínicas tecnológicas, vitrine de produtos lácteos, exposição de animais, máquinas, equipamentos, serviços, insumos e embalagens, além da realização do Concurso de Produtos Lácteos e de um Encontro de Negócios.
Para o deputado Dr. Pádua, a região Tocantina está em festa por sediar pela primeira vez um evento de tamanha importância para o setor e para a sociedade em geral. “A região Tocantina é a região que mais tem o aporte de leite no Maranhão e esse encontro é muito importante porque só assim o nosso pecuarista, o nosso homem do campo, vai ter a oportunidade de conhecer as mais novas tecnologias. Um faturamento de cerca de R$ 80 milhões, tamanha é a importância da produção. Só a região tocantina, nos últimos anos, aumentou em 40% só com as novas tecnologias, por família que produz leite, um recurso de 40% a mais com as novas tecnologias”, informou Dr. Pádua.
O parlamentar tocantino finalizou sua fala agradecendo ao Sebrae pela iniciativa, à Secretaria de Agricultura e todos os pecuaristas que fizeram questão de interiorizar o encontro. “A nossa região, hoje, é uma região que cresce algo em torno de 10% ao ano. E quero aqui também deixar uma solicitação ao Governo do Estado: que o nosso Centro de Convenção já está pequeno para os Encontros da nossa região. Quero pedir encarecidamente ao Governo do Estado que pense em aumentar o tamanho do nosso Centro de Convenções”, concluiu. (Herbertt Morais / Agência Assembleia)