Cerca de 90 atendimentos foram prestados pelo Núcleo Regional da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) de Imperatriz, em mutirão na área de Família, realizado durante todo o dia, no último sábado (8). Dentre os acolhimentos, estavam divórcios, alimentos, execução de alimentos, guarda e divisão de bens. A equipe formada por defensores públicos, servidores e estagiários contou com o apoio de acadêmicos de Direito, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Coordenador do núcleo, o defensor público André Jacomin disse que a ação superou as expectativas, uma vez que mais de 90% dos assistidos, previamente contatados, compareceram ao mutirão. Também destacou como positivo a resolução de várias demandas na seara administrativa. No caso dos divórcios, foram celebrados 10 acordos.
A participação dos acadêmicos da UFMA no mutirão foi mais uma das atividades que vinham sendo desenvolvidas no núcleo, cujo início foi marcado por um curso ministrado pelo assessor da DPE/MA, Luís Felipe Correa. Em dois encontros, os alunos do 5º período de Direito tiveram a oportunidade de conhecer a instituição, aprofundar conhecimentos sobre Direito de Família e as formas de atuação dos defensores públicos, para então partir para os exercícios práticos no último sábado.
Para o defensor público Adriano Oliveira Junior, a Defensoria de Imperatriz só tem a colher bons frutos deste trabalho. "Além de termos conseguido realizar um grande número de atendimentos em um só dia, garantindo agilidade e eficiência às demandas dessa área, a instituição também se fortalece como referência no modelo de assistência jurídica, o que chamou a atenção dos universitários da UFMA. Isso mostra que a Defensoria está cada vez mais presente na comunidade acadêmica e na vida dos nossos assistidos", assinalou Adriano Junior. (Socorro Boaes - Assessoria de Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16400
Comentários