Na quarta-feira, dia 2 de abril, às 14h30, os “Doutores Cidadãos”, maior grupo de palhaços voluntários hospitalares do Brasil, da ONG Canto Cidadão, estarão no Hospital Municipal de Imperatriz – Socorrão (Rua Benedito Leite, 861).
Roberto Ravagnani, um dos fundadores da ONG, ministrará uma palestra com o tema “Protagonismo”, que busca provocar a reflexão, provocar e inspirar a ação dos participantes, a partir da consciência do papel do individual nas conquistas coletivas, assim como abastecer o protagonista de entusiasmo e coragem.
Após a apresentação, os Doutores Cidadãos vistam os pacientes levando alegria e cidadania.
O projeto Doutores Cidadãos consiste na visita voluntária de pessoas caracterizadas de palhaço a pacientes (especialmente adultos e idosos) e funcionários de hospitais públicos e asilos. A ideia é estimular o diálogo e contribuir com a “amenização hospitalar”, por meio de conversas descontraídas dos mais diversos temas.
O grupo atua em São Paulo há 12 anos e já passou por vários países da América Latina, como Chile e Peru. Além de ter participado como conferencista nos últimos três anos do congresso “Global Health and Humanitarian Summit”, em Atlanta, para mostrar os benefícios da arte-terapia e do voluntariado hospitalar.
Esta visita faz parte da iniciativa “Em todos os Cantos”, pela qual o grupo visita várias cidades brasileiras para estimular o voluntariado local.

Sobre Canto Cidadão – ONG que desde 2002 utiliza a arte, a comunicação e o protagonismo para sensibilizar e agir por meio de programas sociais nas áreas da saúde, educação e cultura. Suas atividades já beneficiaram milhares de pessoas direta e indiretamente, em vários estados do Brasil e também em países vizinhos. Em 2011, 2012 e 2013 os diretores-fundadores do Canto Cidadão, Felipe Mello e Roberto Ravagnani participaram do “Global Heath and Humanitarian Summit”, em Atlanta, apresentando as conquistas e desafios dos Doutores Cidadãos e Encantadores no Brasil. www.cantocidadao.org.br.