Doutor das Panelas e suas operações na Feira da Nova Imperatriz

Hemerson Pinto

Aos 56 anos, Francisco Gomes, o Chico das Panelas ou Doutor das Panelas, continua seus expedientes normalmente na Feira da Nova Imperatriz. Na verdade, a história dele começou na mesma feira, ainda em sua primeira versão, lá pelos anos de 1980. Mas o Chico ainda não era doutor.
Sua formação na área se deu pelos meados dos anos 90. Os feirantes foram deixando o espaço aos poucos para ocupar a Rua Fortunato Bandeira entre a Avenida Ceará e Rua Rio Grande do Norte, onde permaneceram cerca de 15 anos.
O Chico não tirou o pé da velha feira. Ficou entre os poucos que resistiram. As horas vagas, sem clientes para o arroz, feijão, óleo, fava, milho, farinha e outros produtos que ele vendia no barraco, se transformaram em estágio para a construção do pequeno hospital. Os equipamentos foram feitos por ele mesmo com pedaços de ferro, lata, parafusos, discos de metal, madeira e tudo o que encontrava.
“Minha mente tinha tempo para pensar muito sobre como construir o hospital e as ‘enfermarias’ e ‘UTI’ do Hospital das Panelas. Aí fui fazendo aos poucos, fiz a máquina de cortar panela de pressão e transformar em frigideira, em papeiro, em bacias. Fiz a máquina de desempenar panelas, de parafusar e colocar cabos e parafusos. Fui inventando”, explica o doutor.
De tanto inventar, ele também conseguiu criar suas próprias máscaras, jalecos, luvas, óculos de proteção, capas, chapéus e ferramentas de mão utilizadas em suas operações mais complicadas.
Batidas, barulho de ferro sendo cortado, faíscas e às vezes fumaça. Tudo isso é normal para quem trabalha ao lado do Hospital das Panelas, que recentemente dispõe de um novo serviço com um equipamento construído pelo doutor Chico somente para esta especialidade: amolar facas. “O bom que eu vendo facas e já saem daqui amoladinhas, capando mosquito”, sorri, enquanto explica o uso do equipamento capaz de cortar dedos ou até a mão inteira se usado por alguém que não tem o conhecimento do Chico.
A história dele não circula apenas nos arredores da feira da Nova Imperatriz. Programas exibidos em rede nacional, como o Achamos no Brasil – Record, e Mais Você (Ana Maria Braga) Rede Globo, já contaram as artimanhas do doutor Chico.
“Sou conhecido é no Brasil todo, rapaz!! Agora estou me preparando para cortar sete panelas em 30 segundos. Vou me virar nos 30 fazendo isso. Só faltam alguns ajustes na máquina, mas vai dar certo”, garante o doutor sobre o novo desafio.