Santa Teresa D'Ávila: 165 anos de fé, cultura e história

O 165º Festejo de Santa Teresa D'Ávila encerra neste final de semana, com a participação de milhares de católicos para celebrar a padroeira e cofundadora de Imperatriz. Missa dos Professores, carreata de translado da imagem, procissões fluvial e terrestre marcam a programação dos fiéis.
A santa, que nasceu na província de Ávila, na Espanha, foi trazida por Frei Manoel Procópio do Coração de Maria, em 16 de julho de 1852. Por isso, ela recebeu o título de padroeira de Imperatriz e representa uma personalidade religiosa, quando se inicia o processo histórico do município. O feriado local faz referência à data de sua morte, em 15 de outubro.
Desde o último dia 6, o festejo em honra a Santa Teresa começou no pátio da Igreja que leva seu nome, na Rua 15 de Novembro, Beira-Rio. Todas as noites, o público participa de novenas, missas, shows musicais e se delicia nas barracas de comidas típicas, em um espaço que se transforma num verdadeiro momento de confraternização entre as famílias.
"Como devota de Santa Teresa, participo desta festa linda há mais de 42 anos. A cada edição renovo minha fé espiritual e isso engrandece minhas forças e bênçãos alcançadas", disse emocionada a dona Joselita Campos, 71.
Segundo Valdemir Barbosa, coordenador do Festejo há 10 anos, foram comemorados nessa quinta-feira, 12, os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida no Brasil e os 100 anos de Nossa Senhora de Fátima. Uma programação marcou o feriado, que começou com uma pequena procissão, saindo da Capelinha Bom Jesus até a Igreja de Santa Teresa D'Ávila, com a presença contagiante das crianças, e reza do santo terço, ao meio dia.
Neste domingo, 15, as atividades começam às 8h, com celebração da missa em homenagem ao Dia do Professor, seguida de carreata e translado com a santa em direção ao Náutico Clube, permanecendo por lá até as 17h. A saída, em procissão fluvial, leva a imagem ao Cais do Porto, que segue pelas principais ruas de Imperatriz, acompanhada pelos católicos rumo ao pátio da igreja, onde será realizada a última celebração com a participação das paróquias da diocese.
"É uma tradição que se fortalece todos os anos, com milhares de pessoas renovando a fé, agradecendo as bênçãos e pagando promessas. Estimamos cerca de 20 mil pessoas no encerramento do Festejo, pois é um dia que recebemos muitas pessoas de comunidades vizinhas e de outros estados", explicou o coordenador.
Para o prefeito Assis Ramos, o evento é uma das marcas da história de Imperatriz e reúne fiéis para homenagear a padroeira da cidade. "Como católico, tenho o prazer de participar das manifestações religiosas da minha igreja, pedindo a Santa Teresa D'Ávila que interceda por nós junto a Deus, para que nos ilumine e que nos ajude a administrar com saúde e sabedoria os caminhos de desenvolvimento, que buscamos para o bem do nosso município", enfatizou. (William Castro - ASCOM)