Dom Vilson Basso, durante caminhada, por ruas do bairro Nova Imperatriz
Dom Vilson Basso, entre crianças, durante missa de encerramento

Raimundo Primeiro

Na manhã de sexta-feira (23/08), aconteceu caminhada pelas ruas centrais da Nova Imperatriz, realizada pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, localizada na rua Ceará, no bairro de mesmo nome.
A caminhada, mais uma ação na cidade das Santas Missões Populares (SMPs), contou com a presença de Dom Vilson Basso, bispo da Diocese de Imperatriz.
As Santas Missões são uma experiência profunda e viva de Deus no coração das massas, uma iniciativa que uma comunidade toma para firmar e fortalecer a sua própria fé, além de uma maneira de se conscientizar e um jeito novo de evangelizar hoje, inspiradas na missão de Jesus de Nazaré, possibilitando "uma experiência profunda, existencial, envolvente com a Trindade Santa, fonte de vida e liberdade".
Sobre o nome Missões. De acordo com informações da Associação Santas Missões Populares (ASMP), porque é um tempo de andar, de sair, de ser enviado. "Não para transmitir um conhecimento doutrinário-teórico sobre Deus. É, sim, um tempo especial de graça para ajudar a ver, conhecer e seguir Jesus Cristo 'Caminho, Verdade e Vida'".
Missão é viver em comunhão; é com-paixão, solidariedade e salvação. A missão é necessária porque há ainda muitas pessoas excluídas do banquete do Reino de Deus, da Festa (cf Lc 14,15-24).
"Populares porque acontecem no meio do povo e com o povo e a partir de sua realidade, de seus anseios e clamores. Porque o povo, a comunidade local, formada de homens e mulheres, jovens e crianças, é convidada a ser o sujeito histórico desta mesma missão. Porque são todos convidados a conversação de vida e para a transformação da realidade, segundo a opção e proposta de Jesus no Sermão da Montanha".
Dom Vilson Basso, desde que assumiu a Diocese de Imperatriz, tem demonstrado a importância das Santas Missões Populares, participando de encontros com religiosos, leigos e os representantes das comunidades. Na cidade, já aconteceram alguns, com um deles contando com a participação de 1.300 pessoas, vindas de diversos municípios da região, no Ginásio da Igreja São Francisco de Assis, situada no Centro (proximidades do Mercadinho e da Praça Brasil).
Sobre os encontros, durante contato com a reportagem de O PROGRESSO, Dom Vilson Basso, avaliou como positivos os resultados. O lema das Santas Missões Populares é "Ide e pregai o Evangelho a toda criatura".
No domingo (25), a Santa Missa de Encerramento da Semana Missionária da Paróquia Santo Antônio de Pádua foi celebrada por Dom Vilson Basso, oportunidade que aproveitou para abençoar os missionários do futuro, crianças da comunidade, entregando a Cruz das Santas Missões Populares.