Administrador diocesano, padre Francisco Lima

Raimundo Primeiro

O administrador diocesano, padre Francisco Lima Soares, reuniu a imprensa, na manhã dessa quarta-feira (19), para anunciar oficialmente o nome do novo bispo de Imperatriz. Trata-se do gaúcho Vilson Basso. A coletiva aconteceu no auditório do Secretariado Pastoral, localizado na Catedral Nossa Senhora de Fátima, na avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, e reuniu, além de jornalistas, padres e leigos.
Coincidentemente, Imperatriz terá o segundo bispo gaúcho. O primeiro foi Dom Affonso Felippe Gregory. Natural de Tarrapendi, no Rio Grande do Sul, Dom Vilson Basso nasceu em 1960 e sua ordenação aconteceu em 1985.
Dom Vilson Basso é dehoniano e, desde 2010, é bispo de Caxias, no Maranhão. Sua nomeação para ocupar o cargo de bispo de Imperatriz foi dada pelo Papa Francisco.
Durante entrevista a O PROGRESSO, o administrador diocesano, Francisco Lima Soares, afirmou ver com otimismo a aceitação do convite por parte de Dom Vilson Basso para ocupar o cargo de líder da Igreja Católica na segunda maior cidade do Estado.
“A capacidade que ele tem de agregar, de conversar, vai contribuir em muito com o trabalho desenvolvido pela igreja na cidade e na região”, destacou o padre Francisco Lima Soares, informando que Dom Vilson Basso já conhece o trabalho que a Diocese de Imperatriz realiza em sua região de jurisdição.
“Desde Dom Gregory e, depois, com Dom Gilberto, ele [Dom Vilson] vai chegar à diocese com uma liberdade de trabalho muito grande, principalmente em virtude das expressões que a gente encontra aqui, notadamente de juventude, inicialmente. Pastorais das mulheres, das pessoas idosas, ou seja, ele é muito sensível às questões pertinentes às pastorais”.
Aos 57 anos, Dom Vilson Basso tomará posse na Diocese de Imperatriz em 10 de junho, cinco dias antes da realização da Festa de Corpus Christi, realizada no Estádio Frei Epifânio e considerado o maior evento da Igreja Católica da região tocantina.
O padre Francisco Lima Soares não descartou uma visita do religioso à cidade antes da posse dele no cargo de bispo de Imperatriz. “Certamente, ele virá, mas nada, neste sentido, foi anunciado. O certo, porém, é que em 10 de junho ele será empossado na condição de terceiro bispo da Diocese local”.
Dom Vilson Basso estudou Filosofia em Brusque, Santa Catarina, e Teologia em Taubaté, São Paulo. Exerceu o cargo de vigário nas paróquias de Santa Inês e Alto Alegre, no Maranhão. Foi pároco em Santa Luzia (MA) e no Santuário Nossa Senhora da Conceição (São Luís).
Juventude – Dom Vilson Basso é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ), eleito durante a 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em Aparecida, no interior de São Paulo. De acordo com informações, o bispo é referência para a juventude no Regional 5 Nordeste da CNBB e já era membro da Comissão, contudo foi eleito para o cargo de presidente, com mandato de quatro anos.
Francisco Lima Soares também fez questão de frisar sobre a simplicidade de Dom Vilson Basso e o trabalho que ele efetivou junto aos caxienses. “Um homem humilde e de fácil adaptação às mudanças”, complementou o administrador diocesano.
O novo bispo - O Santo Padre nomeou Bispo da Diocese de Imperatriz P.P. Mons. Vilsom Basso, S.C.I., transferindo-o da diocese de Caxias do Maranhão.
S.E. Mons. Vilsom Basso, S.C.I.
S.E. Mons. Vilsom Basso, S.C.I., nasceu 16 de fevereiro, 1960 em Cinquentenário-Tuparendi, diocese de Santo Angelo, Estado do Rio Grande do Sul. Ele participou de cursos de filosofia em Brusque, Santa Catarina (19179-1981) e de Teologia em Taubaté, no Estado de São Paulo (1982-1085). Em 1991, ele seguiu um curso de especialização em teologia pastoral na Universidade Javeriana, em Bogotá, na Colômbia.
Ele fez sua profissão perpétua 25 de fevereiro de 1985, a Congregação do Sagrado Coração de Jesus e foi ordenado sacerdote em 28 de dezembro de 1985. Na diocese de Viana, no Estado do Maranhão, foi vigário da paróquia “de Santa Inês” (1986- 1987) e Alto Alegre (1993) e o pároco de “Santa Luzia” (1998-2003). Na Arquidiocese de São Luís do Maranhão foi vigário paroquial (1988-1992) e depois pastor (2004-2005) do Santuário “Nossa Senhora da Conceição”. Além disso, foi Coordenador da Pastoral Juvenil do Estado do Maranhão (1988-1992) e chefe do National Pastoral Juvenil da Conferência dos Bispos do Brasil (1994-1997). Em 2006, ele foi vice-pároco do santuário “São Judas Tadeu” em São Paulo e, em seguida, trainer em Cagayan de Oro City, Filipinas (2007-2010).
Ele foi nomeado Bispo de Caxias em 19 de março de 2010. Atualmente é Presidente da Comissão Episcopal para a Pastoral Juvenil da Conferência dos Bispos do Brasil.

Definida a programação do Corpus Christi 2017 em Imperatriz
O administrador diocesano, padre Francisco Lima, junto a sua equipe, definiu toda a programação de Corpus Christi 2017. O primeiro passo aconteceu em janeiro, com a entrega do ofício ao prefeito Assis Ramos, solicitando o estádio Frei Epifânio da Badia, palco da maior festa católica do Maranhão.
No início de maio, será realizado o lançamento do evento com café da manhã para a imprensa e, em seguida, as paróquias receberão seus kits para a venda aos fiéis. O padre Francisco Lima destaca os preparativos da festa do Corpus Christi, que será realizada dia 15 de junho.
“Todo o processo está chegando ao final e, em breve, divulgaremos à imprensa e à comunidade toda a programação da oitava festa de Corpus Christi em nossa cidade. Por ser uma festa de grande expressão para toda a região, aumentamos os nossos kits para 20 mil unidades com algumas novidades para o povo católico e contamos com toda a população que crê em Cristo a participar desta linda solenidade ”, finalizou.