Programação aberta por Dom Vilsom Basso, bispo da Diocese de Imperatriz
Dom Vilsom Basso destaca apoio da imprensa na cobertura do evento

Raimundo Primeiro

Sob o lema "Eu sou o Pão Vivo que desceu do céu", baseado no Evangelho de João, o bispo diocesano de Imperatriz, Dom Vilsom Basso lançou na manhã desta segunda-feira, 22, a edição 2019 da Festa de Corpus Christi, a ser realizada no dia 20 de junho (quinta-feira), no Estádio Municipal Frei Epifânio da Abadia, a partir das 15h, quando os portões da praça desportiva forem oficialmente abertos para o público. 
A solenidade de lançamento da maior festa do povo católico maranhense aconteceu como sempre na Comunidade Aliança Sagrada Família (Casf), localizada na rua Teresa Cristina, 84, Beira-Rio, reunindo autoridades, imprensa e convidados. Os dez anos da festa, comemorados agora em 2019, serão marcados pela cor dourada. O vermelho da camiseta representa o sangue derramado por Jesus para a humanidade.
Abrindo oficialmente o evento, o bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Vilsom Basso, lembrou que, a partir de 2008, a solenidade de Corpus Christi começou a registrar expressivo crescimento, despertando a atenção não só da cidade, mas de outras regiões do país. Atualmente, trata-se do maior acontecimento realizado pela Igreja Católica no Nordeste. Trabalho iniciado por Dom Gilberto Pastana, quando ele dirigiu a Igreja Católica no município. 
Segundo Dom Vilsom Basso, por outro lado, a celebração de Corpus Christi constitui-se em momento de fortalecimento da fé do povo católico maranhense, trazendo para Imperatriz pessoas de diversas regiões brasileiras.
A Festa de Corpus Christi tem dois grandes objetivos: reafirmar a importância da Eucaristia e levantar recursos para ações que a Igreja Católica desenvolve em Imperatriz. 
Este ano, duas novidades foram incorporadas. A primeira, é que os recursos levantados com a venda dos kits, serão investidos em obras de reformas da Vila João 23, entidade que assiste hansenianos de Imperatriz e região há 45 anos, desde os tempos que a cidade pertencia a Diocese de Carolina, na região sul-maranhense, cujo bispo era Dom Marcelino Sérgio Bícego.
A segunda novidade: O kits foi acrescido de um boné, de cor branca. O bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Vilson Basso, destacou ser uma festa de fé e de partilha.  
Membro da Comissão Organizadora, Sebastião Marinho apresentou o kit para a imprensa, integrado por camiseta vermelha, mochila branca, boné, balão, vela e porta vela, além de um cartão constando as atividades que serão desenvolvidas nas paróquias durante os dias que antecedem a celebração de Corpus Christi, no Frei Epifânio.
O vereador José Carlos Soares Barros, presidente da Câmara Municipal, destacou sentir-se feliz em poder participar do lançamento de um evento da grandiosidade da Festa de Corpus Christi. "A organização pode contar sempre com o apoio do Poder Legislativo. Enquanto estivermos na direção da Casa de Leis, estaremos presentes", garantiu o parlamentar.
Representando o Governo do Estado, compareceu o superintendente de Articulação Política da Região Tocantina, Adonilson Lima. O deputado estadual Marco Aurélio também prestigiou a programação. Já o empresário Alair Chaves de Miranda representou, no ato, a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII).

SOBRE ACELEBRAÇÃO
A Festa de Corpus Christi acontece sessenta dias após o Domingo de Ramos ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa, quando Jesus criou o sacramento da Eucaristia.

KITS/VENDAS
A Comissão Organizadora confirmou a O PROGRESSO que  os kits para a Festa de Corpus Christi estarão disponíveis nas paróquias de Imperatriz a partir desta quarta-feira (24/04) e serão comercializados a R$ 28,00 reais.