Raimundo Primeiro
Na Câmara Municipal de Imperatriz, nesta terça-feira (21), às 9h, acontece homenagem ao bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana de Oliveira. O ato será realizado no Plenário do Palácio Dorgival Pinheiro de Sousa, sede do Poder Legislativo.
Dom Gilberto Pastana foi bispo de Imperatriz durante dez anos e sete meses, desenvolvendo um trabalho, principalmente, de pastoreio, ou seja, aproximação dos católicos das ações da igreja, caso da solenidade de Corpus Christi, que, em consequência do seu crescimento significativo, passou a ser realizada no Estádio Frei Epifânio.
A edição de maio deste ano levou cerca de vinte mil pessoas à maior praça desportiva da região tocantina. Mais uma vez, o Estádio Frei Epifânio recebeu pessoas de diversas cidades, inclusive de regiões distantes.
Vários eventos de despedidas e, sobretudo, reconhecimento ao trabalho executado por Dom Gilberto Pastana ao longo do seu episcopado estão acontecendo na cidade. No sábado, pela manhã, a TV Difusora (SBT), canal 7, levou ao ar um programa especial, uma espécie de radiografia sobre o trabalho do religioso na cidade. Foi exibido das 8h às 9h, direto da Catedral de Fátima (Centro).
A Casa do Senhor, instituição que assiste dependentes químicos, é fruto do trabalho desenvolvido por Dom Gilberto Pastana no comando da Diocese de Imperatriz.
Dom Gilberto Pastana foi transferido para Crato, no Ceará. Em 17 de julho, assumirá o cargo de bispo auxiliar daquela cidade. Vai auxiliar Dom Fernando Panico. Ele recebeu a nomeação do Papa Francisco.
Quem é – Natural de Boim, no Pará, Dom Gilberto Pastana tem 59 anos, dos quais 30 dedicados ao sacerdócio. Mestre em Teologia, com especialização em Teologia Espiritual, reconhece a importância do apoio ao espírito vocacional, apoiando integralmente ações neste sentido. Sua ordenação na condição de bispo aconteceu em 28 de outubro de 2005.
No cargo de bispo, já exerceu as funções de reitor do Seminário São Pio X (1987-1990), Vice-Reitor do Seminário Maior Interdiocesano São Gaspar, Belém-PA (1996), Coordenador do Departamento de Filosofia e Teologia no Instituto de Pastoral Regional-IPAR, Belém-PA (1996-1998) e Diretor da Rede Vida de Televisão (2000-2005).
Comentários