Celebração de Corpus Christi, momento de fé e esperança

Em preparação à celebração de Corpus Christi, estão sendo realizadas adorações em diversas paróquias da cidade. Na oportunidade, o bispo da Diocese de Imperatriz, dom Gilberto Pastana, orienta os fiéis por meio de dicas de comportamento e saúde que estão também presentes no leque incluso no kit católico. Ao todo, cerca de mil pessoas estão envolvidas na organização da festa.
“Na celebração a atração tem que ser Jesus. Por conta disso, foram feitas algumas orientações que vão nos ajudar a participar com mais intensidade do momento. É muito difícil pregar para uma multidão. É necessário que todos façam esse sacrifício de permanecerem nos seus lugares, afinal de contas estamos num encontro com o Senhor e precisamos aproveitar bem”, avalia o bispo de Imperatriz, dom Gilberto Pastana.
Além disso, neste ano, os fiéis foram convidados nesta semana a uma preparação intensa para a Corpus Christi, com resgaste dos temas dos anos anteriores por meio do uso das camisas das edições passadas. Na segunda-feira (27), os fiéis estiveram na Paróquia Nossa Senhora de Fátima com camisa branca para recordar o ano de 2010, cuja temática era “Fica Conosco Senhor”.
Na terça-feira (28), na igreja matriz de Santa Tereza, a camisa amarela foi usada para lembrar o tema “Jesus, o pão da vida”. Hoje (29), será realizado no estádio Frei Epifânio um grande ensaio geral com todos os fiéis que participarão do evento. Com a camisa cor vinho os fiéis devem refletir sobre o tema “Jesus, o alimento na missão”.
Na quinta-feira (30), acontece a celebração com o tema deste ano - “Jesus formador de Comunidade”. As portas do Estádio Frei Epifânio serão abertas a partir das 16h. A expectativa é que mais de 15 mil pessoas participem do evento.
Segundo a universitária, Karolyne Oliveira, o momento é de grande relevância para a vida cristã. “Momentos como esses são muito importantes, pois além de uma forma de aproximação dos fiéis ao cristo vivo, é também uma maneira de melhor esclarecimento do que vem a ser Corpus Christi”.

Confira as dicas para vivenciar Corpus Christi
No dia 30 de maio, ante de sair de casa. Faça um bom lanche e beba bastante água.
No estádio haverá venda de água. No entanto, durante a celebração será suspensa a sua venda.
Chegando no estádio, procure sentar-se corretamente, ocupando as cadeiras do meio das arquibancadas deixando os lados para os que chegarem depois. Vamos procurar preencher todos os lugares.
Estando todas as cadeiras ocupadas, poderemos usar a parte demarcada no gramado.
Ao iniciar a celebração tenha a postura que se adota nos espaços sagrados (neste caso o estádio se torna um lugar sagrado). Uma boa postura ajudar a conferir ao ambiente uma aura de sagrado, possível, portanto, do encontro com Cristo.
Postura orante significa não fazer ruídos ao andar, não se deslocar do lugar sem necessidades durante a celebração; acompanhar a solenidade seguindo o proposto pelo rito da missa como, por exemplo, cantar, responder com convicção, sentar-se, ficar em pé, ajoelhar-se, reclinar a cabeça. São posturas que revelam, sintonia com a celebração e evitam dispersão.
Escute atentamente todas as orientações que serão oferecidas pelo serviço de som. Elas lhe ajudarão a participar com alegria da missa e da procissão. Reze, cante, demonstre publicamente que você é um(a) discípulo(a) e missionário(a) de Jesus Cristo.
Siga devotamente o trajeto da procissão: saída do estádio, ruas: Coriolano Milhomem, Treze de Maio, Frei Manoel Procópio, Bom Jesus, Simplício Moreira até a Praça de Fátima.
Após a Benção do Santíssimo, que será dada na Praça de Fátima, retorne para sua casa levando o Jesus Eucarístico na rua vida, lembrando todos os dias que você celebrou: Jesus, formador de comunidade. Lembre-se você é seu (sua) discípulo (a) e missionário (a).