Raimundo Primeiro
Na manhã dessa Quinta-Feira Santa, 13, durante a celebração da Missa Crismal, dos Santos Óleos e da Unidade - prelúdio do Tríduo Pascal -, presidida por Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís (capital), e concelebrada pelo Clero da Diocese de Imperatriz, na Catedral Nossa Senhora de Fátima (Centro), significativo número de católicos superlotou o interior da Igreja, numa efetiva demonstração de fé, iniciando o período denominado de Tríduo Pascal, ou seja, os três dias que antecedem a Páscoa, comemorada no domingo, 16 de abril, por meio do qual é organizado o Ano Litúrgico, sendo, portanto, o principal centro das atenções.
Repleta de forte simbologia, a Missa dos Santos Óleos e das Promessas Sacerdotais também reuniu padres das treze microrregionais da Diocese de Imperatriz e foi iniciada, pontualmente, às 9h, com Dom Esmeraldo adentrando a Catedral de Fátima acompanhado dos integrantes do Clero da Igreja Católica na cidade. Os padres estavam perfilados e, caminhando pelo principal corredor do Templo, foram até o altar, recebendo as manifestações de carinho dos fiéis, que, desde as primeiras horas da manhã, esperavam pelo início da celebração, saindo logo cedo de suas residências.
"Um momento de reafirmação dos votos, um evento marcante, que reverbera os acontecimentos da Igreja durante todo o ano, com reflexões e discussões". Assim comentou o acontecimento o advogado Carlos Henrique Freitas, residente no bairro Nova Imperatriz há dez anos, destacando que não mede esforços para, todos os anos, participar da abertura solene do Tríduo Pascal, "independentemente do que lugar em que eu esteja, pois busco verdadeiramente um encontro com Deus".
Durante a celebração, Dom Esmeraldo, com um jeito peculiar, ao falar sobre a Renovação das Promessas, ressaltou ser o padre um mensageiro da Palavra de Deus, tendo olhos para ver, coração para sentir e ouvidos voltados para o Senhor. "O padre tem, também, os pés para andar, para caminhar com Jesus", reforçou o religioso.
Em certo momento da Homilia, o padre mais novo, André Farias de Sousa (Paróquia Santo Antônio de Pádua), o mais velho, Felinto Elísio Correia Neto (Paróquia Santa Teresa d'Ávila) e Francisco Lima Soares (Administrador da Diocese de Imperatriz), de pé e, logo em seguida, deitados, renovaram suas promessas sacerdotais. "A Missa da Renovação é muito marcante, realmente", comentou o padre Edmundo Monteiro Soares, pároco da Igreja Santa Rita de Cássia, localizada no bairro Santa Rita.
O padre Edinaldo Rodrigues Bezerra, diretor da TV Anajás (Canal 16), emissora afiliada da Rede Vida em Imperatriz, destacou o momento como um acontecimento de comunhão e reafirmação da fé em Deus.
Por sua vez, o padre Elisvaldo Cardoso Silva, diretor da Casa do Senhor, aproveitou para falar sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido no sentido de tratamento a dependentes químicos na cidade, informando que a entidade assiste, hoje, sessenta internos e que uma panificadora de apoio está sendo construída nas proximidades da Vila João 23.
Na Missa das Promessas Sacerdotais, os padres da Diocese de Imperatriz renovaram as promessas pronunciadas no dia da Ordenação Sacerdotal. De acordo com as informações levantadas pela reportagem de O PROGRESSO, por isso, ser conhecida, ainda, por Missa da Unidade, expressando a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo. Os padres vivem um momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.
A Missa da Crisma acontece na Quinta-Feira Santa, sendo formada por dois principais momentos - a Bênção dos Santos Óleos, os óleos do Crisma, dos Enfermos e do Batismo. Há, ainda, a Renovação das Promessas Sacerdotais por parte dos sacerdotes diante do Bispo.
Dom Esmeraldo, no final da celebração, agradeceu o convite do padre Francisco Lima Soares, administrador Diocesano em Imperatriz, para presidir a missa, falando sobre o apoio dos padres e da presença da comunidade. "Muito obrigado, primeira vez que visito a cidade, uma calorosa acolhida".
Outro momento marcante da missa presidida por Dom Esmeraldo, na Catedral de Fátima, foi quando, ao encerrar o ato de Renovação das Promessas Sacerdotais, ele pediu para que os padres ficassem entre as pessoas, em meio à multidão, que se comprimiu para cumprimentar o religioso.
A animação ficou sob o comando da Comissão Pastoral para Animação Litúrgica da Diocese de Imperatriz
SOBRE DOM ESMERALDO
Natural de Santo Antônio de Jesus, na Bahia, Dom Esmeraldo Barreto de Farias nasceu em 4 de julho de 1949. Concluiu sua formação filosófica foi concluída na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estudou Teologia no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador. Foi ordenado presbítero em 9 de janeiro de 1977.
Comentários