Iniciativa pretende estimular prática de leitura e escrita no cotidiano de alunos da EJA
Coordenadores e assessores pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos, EJA, estiveram reunidos na noite de quinta-feira, 08, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Semed, para alinhamento das ações do 2° semestre letivo de 2019.
Na pauta do encontro, planejamento do segundo simulado de 8° e 9° anos do Ensino Fundamental com 861 estudantes; programa de qualificação de professores; projetos Aluno Empreendedor, Esportes para crescer, macros das escolas da EJA; e sistema de gerenciamento escolar via diário eletrônico.
Atualmente 23 unidades da rede municipal ofertam essa modalidade com alfabetização até o 9° do ensino fundamental. "São 1954 jovens com idade acima de 15 anos atendidos nas turmas de 1° fase globalizada e Anos Finais", detalha Ana Meires Sousa, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos na rede municipal.
Além do acompanhamento de atividades do calendário letivo, na ocasião também foi apresentado projeto de incentivo à leitura e escrita com projeto literário. "Nas atividades de acompanhamento temos observado a dificuldade que o público da EJA enfrenta ao exercitar a escrita, tanto a caligrafia como a questão ortográfica, resultado da ausência de leitura. O objetivo é mostrar aos nossos alunos que a leitura é uma prática prazerosa e pode nos proporcionar grandes conquistas. Por isso nos apoiaremos nos encantos da literatura para despertar neles a vontade de ler diariamente", explica.
117 professores, 37 coordenadores e sete assessores pedagógicos que trabalham com a EJA participarão de capacitação dia 28 de agosto. "Importante citar que todas as ações direcionadas aos alunos da EJA têm foco nas experiências de sua vivência social para oportunizar formação básica e ascensão social, como incentivo e orientação para o Encceja, exame de proficiência do Ministério da Educação que será realizado em 25 de agosto. (Kayla Pachêco),
Publicado em Cidade na Edição Nº 16440
Comentários