A DJ Sandra Marley mandando as "pedras" no Point

Domingos Cezar

Há algum tempo a cultura reggae chegou a Imperatriz para embalar nos finais de semana os amantes desse ritmo contagiante que se originou na Jamaica e entrou no Brasil pela cidade de São Luís, que se transformou na capital da Jamaica Brasileira.
Amante do reggae desde sua juventude em São Luís, a DJ Sandra Marley trouxe para os imperatrizenses essa cultura genuinamente jamaicana. Instalou na Rua 9, bairro São José, o Point Sandra Marley - O cantinho da Jamaica em Imperatriz.
Neste feriado de 21 de abril, conforme informa a DJ, a casa apresenta, a partir das 16h, o "Tiradentes Day - Ano IV". No sábado, a partir das 21h, acontece a tradicional noitada "Porque todos os caminhos te trazem ao Point Sandra Marley".
História - O primeiro contato do público brasileiro com o reggae é simbolizado pela visita de Jimmy Cliff ao país, em 1969, para participar do Festival Internacional da Canção - FIC. Em 1972, Caetano Veloso gravou "Nine out of ten", lançada no Brasil em 1972 no álbum "Transa", e a música foi considerada um marco na história do Reggae no Brasil.
Outros grupos musicais aparecem a partir dos anos 1980, entre eles a Tribo de Jah, no Maranhão. Até hoje o estado carrega o apelido de "Jamaica Brasileira" devido ao fenômeno que o reggae se tornou no Maranhão, e a Tribo foi uma das principais responsáveis pela difusão e fortalecimento desse título.
O grupo, formado na Escola de Cegos do Maranhão, possui uma trajetória de sucesso há quase três décadas, levando em sua mala shows realizados pelos estados brasileiros e em diversos lugares do planeta, entre eles a Jamaica, Argentina e vários países da Europa, entre outros.