O Conselho Municipal de Educação, CME, divulgou edital de convocação, registro de candidatura, nomeação e posse para gestores de escolas municipalizadas e creches para o período de dois anos. As inscrições estão abertas até 26 de outubro na sede do CME, Rua Luís Domingues, 650, Centro.
De acordo com o presidente do CME, Francisco Silvestre, "são aptos a candidatura professores com formação no curso de Pedagogia ou qualquer licenciatura na área de educação, acrescida de especialização em Gestão Escolar em instituições de ensino superior", informou.
Para candidatar-se o interessado deve apresentar documentos, originais e cópias do currículo; diploma de conclusão do curso de licenciatura; certificado de conclusão de pós-graduação em Gestão ou Administração Escolar; RG e CPF; comprovante de residência; certidão de quitação eleitoral; antecedentes criminais e último contracheque. "Um detalhe importante é que o candidato deverá ser lotado na escola à qual pretende concorrer ao cargo, há pelo menos um ano", ressalta o presidente.
O secretário de Educação de Imperatriz, Josenildo Ferreira, destaca que a medida segue uma recomendação do Ministério Público do Estado do Maranhão. "A observação do MP é que façamos o mesmo processo já realizado com as escolas municipais, que são aquelas que funcionam em prédios próprios do Município", destacou.
Os gestores das escolas municipalizadas e creches serão eleitos pelo voto direto e secreto da comunidade escolar, constituída por professores, especialistas, servidores, alunos maiores de 15 anos, pais de alunos ou responsáveis.
Já o período de cadastramento dos eleitores ocorre na própria unidade de ensino, nos horários de acordo com seu funcionamento, no período de 12 a 14 de novembro. Para realização do cadastro o eleitor deverá apresentar documento de identidade com foto e comprovar sua participação na comunidade escolar. A eleição será no dia 29 de novembro, das 8h às 17h.
(Sara Ribeiro - Ascom)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16225
Comentários