Illya Nathasje

Divulgado nessa segunda-feira pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o resultado do Enem 2010 mostrou o vizinho estado do Piauí em posição de destaque. Duas de suas escolas estão entre as dez melhores do Brasil. No ranking dominado por escolas do Rio de Janeiro (3), São Paulo (1) e Minas Gerais (4), o “pobre” Piauí deu um banho nos outros estados do norte-nordeste e centro-oeste, sem nenhuma escola classificada. E qual é a fórmula? Carga horária de estudos pesada (mais de sete horas diárias, inclusive aos sábados), investimento na carreira dos professores, proximidade com as famílias, dedicação dos estudantes e vontade de mudar a visão do país sobre o Piauí.
Aqui no Maranhão … ficamos juntamente como Espírito Santo com os piores resultados. Não precisa explicar, basta recapitular a fórmula equacionada pelos piauienses que chegamos a uma conclusão. E ainda de lá sacar o exemplo, já que a Escola Santa Maria Goretti saltou da 19ª posição em 2009 para a 6ª na versão atual, e destacar o fato de que entre as 100 melhores escolas, 83 estão concentradas em quatro Estados e um deles ser o Piauí. Um resultado mais que significativo, principalmente se comparado proporcionalmente ao número de escolas de cada Estado.
Em Imperatriz, o IFMA (662,63 pontos) ficou com o melhor resultado entre as públicas. Aplausos para o instituto, que é federal, fato esse que - na visão deste escrevinhador - lhe dá ampla vantagem em relação às outras públicas. Embora estadual, o Colégio Militar Tiradentes (554,16 pontos), que ficou em segundo lugar, goza também de vantagens em relação às suas congêneres. Para ficar em um exemplo, ambas fazem processo seletivo para admitir alunos em seus quadros, ou seja, entre os que pleitearam, entram os melhores. Para mim, repito, aplaudo suas colocações, mas deixo a constatação: - Fizeram o dever de casa.
A pouca diferença na pontuação existente da primeira para a segunda colocada entre as estaduais, o Colégio Militar Tiradentes, com seus 554,16 pontos, e o Centro de Ensino Graça Aranha, 552,25 pontos, de apenas 1.91 ponto, merece atenção não somente de pais, alunos, professores e autoridades, mas da comunidade como um todo. A meu ver, ela esconde a grande diferença estrutural entre as duas escolas. Uma rígida, outra, digamos assim, liberal, onde alunos participam ao modo tão característico da maioria dos adolescentes com seus comportamentos protegidos por toda sorte de estatutos a que professores estão sujeitos.
Ao avaliar escolas, o ENEM avalia por extensão o sistema educacional do país e é a principal porta de entrada para a universidade, por seu caráter de vestibular nacional. Porém, tem o ENEM seus limites, um deles - afirmo como pai e um pai interessado por educação - que pais e responsáveis não avaliem uma escola somente pelos índices obtidos. É sim, uma referência importante, mas não traduz toda a qualidade da escola.
E de onde se originam as distorções que podem ser relevantes e observadas no ENEM? - A participação no exame é facultativa, variam de escola para escola e, mais ainda, de região para região, os incentivos para o comparecimento. Um exemplo? Observe, no começo do texto, ao final do primeiro parágrafo: “(…) vontade de mudar a visão do país sobre o Piauí”. Se há colégios que incentivam somente seus melhores alunos a fazerem as provas, outros criam grupo de alunos convidados.
Voltemos então os olhos para as escolas públicas em Imperatriz com suas carências. O que esperar delas? Voluntarismo dos professores é um fato. Por si só, não basta, é preciso voltar mais uma vez (paciência, leitor) a atenção para o início do texto. Está lá: uma maior carga horária de estudos, investimento na carreira dos professores, proximidade com as famílias, dedicação dos estudantes. Melhorar os indicadores, enfim.
Para finalizar, uma iniciativa que merece ser praticada vem do diretor pedagógico da escola Maria Goretti, Dalton Leal, que é também o presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Estado. Demonstrando preocupação com a qualidade do ensino público, ele prega a união de forças, interação com as autoridades do setor para dividir experiências.
- Quem se propõe?

A propósito
Na lista das 10 mais em Imperatriz* publicada na edição de ontem, a citação do Inst. Educ. Sul Maranhense COC, embora correta como a terceira melhor pontuação, trazia erros numéricos. 522,64, ao invés de 652,64, como corretamente publicado abaixo.

1 Escola Santa Teresinha                          668,53
2 Cefet Unid. de Ens. de Imperatriz          662,63
3 Inst. Educ. Sul Maranhense COC          652,64
4 Colégio Santa Luzia                                 609,32
5 Escola Rui Barbosa                                 609,23
6 Complexo Educacional Dom Bosco     606,57
7 Escola Peniel                                            5 85,02
8 Escola Marly Sarney SESI                       578,65
9 CE Adventista                                            560,28
10 Escola Coelho Neto                              558,59

* Resultados do Enem 2010