Ação conjunta da Superintendência Municipal da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma) e do 3º GBM (Grupamento de Bombeiros Militares) em Imperatriz, realiza intenso trabalho de vistoria nas casas noturnas em funcionamento na cidade.
O superintendente Francisco das Chagas Silva (Defesa Civil), o Chico do Planalto, sustenta que no último final de semana várias casas noturnas foram vistoriadas pelos técnicos do órgão, Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA).
“Foram vistoriadas pelo menos sete casas de eventos, onde foram constatadas algumas irregularidades, como ausência de extintores, saída de emergência, luzes de emergência, alvará de funcionamento, certificados do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, bem como licença expedida pela Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, da Prefeitura de Imperatriz”, relata.
Segundo ele, os proprietários de casas de shows e boates foram notificados e foi concedido prazo para regularização junto aos órgãos do município e do estado. Uma nova vistoria, sem dia e horário previsto, será realizada pelos órgãos de fiscalização da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Sepluma e da Polícia Militar.
A orientação da Defesa Civil é para que a população tome ciência do lugar que está frequentando, pois existem casas de shows e boates que ainda funcionam de forma irregular. A legislação básica consiste em verificar a existência de extintores bem localizados, sistema de combate a incêndio, saída de emergência sinalizadas e profissionais treinados para situações de perigo.
Chico do Planalto reconhece que após o incêndio causado por um show pirotécnico no palco da boate Kiss, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que deixou saldo de mais de 240 mortos e mais de 100 feridas, o trabalho de fiscalização em boates e casas de show passou a ser mais rigoroso em todo o país. “Temos feito visitas com mais rigor, pois entendemos que a maioria ainda precisa se adequar à legislação em vigor”, conclui. (Ascom)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14823
Comentários