Com a chegada das férias escolares e do Natal, uma preocupação que já faz parte do dia a dia das distribuidoras de energia elétrica fica mais evidente: os acidentes na rede elétrica. O contato com os fios causou, em 2010, 304 mortes no país inteiro. Dos quatorze tipos de ocorrências catalogadas, a construção e manutenção predial lideram o ranking, com 88 mortes.
As concessionárias reconhecem a gravidade e, por isso, estão intensificando as ações que foram desenvolvidas nos últimos anos para conscientizar a população sobre os cuidados a serem observados para evitar acidentes com a rede de energia elétrica. As campanhas têm apresentado bons resultados. Os dados dos últimos dez anos mostram significativa redução da taxa de gravidade nos acidentes – de 4,8% ao ano e da taxa de frequência 4% ao ano.
A campanha da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), em parceria com 42 concessionárias associadas, será realizada de 7 a 13 de novembro e terá como Slogan “Segurança – Siga Em Frente Com Essa Ideia”. A expectativa é alcançar 160 milhões de habitantes em todo o país.
As distribuidoras montaram uma força-tarefa em seus estados. A campanha será divulgada nas contas de luz e serão realizadas palestras educativas em escolas e canteiros de obras. Também serão veiculados spots de rádio, anúncios na mídia e distribuídas cartilhas e folhetos explicativos com dicas de prevenção de acidentes.
Os quatro temas selecionados são: instalação de antena de TV, soltar pipa/papagaio, construção civil e furto de energia. Nestes casos, a informação e conscientização da população sobre os riscos envolvidos e como evitá-los, é fator decisivo na prevenção.
“O objetivo é mostrar que cuidados simples, tomados no dia a dia, são fundamentais para evitar acidentes”, explica o presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite. Segundo ele, a repetição anual deste tipo de campanha, em conjunto com as ações permanentes das distribuidoras, contribuirá para criar na população uma consciência de prevenção de riscos e reduzir o número de acidentes.
No Maranhão, a CEMAR promoverá palestras nas escolas, em construções e associações de bairro nas cidades de São Luís, Imperatriz, Bacabal, Pinheiro e Timon. Também serão colados cartazes nas associações de bairro, bares, escolas, supermercados e casas de material de construção. Além disso, durante a semana será realizada blitz nas ruas das principais cidades do estado para distribuição de material da campanha. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)