A convite da Direção de Centro da Universidade Federal do Maranhão – campus Imperatriz, gestores ou representantes de instituições de ensino superior públicas e privadas da cidade se reuniram na última segunda (01) para discutir sobre a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2012.
O evento será realizado em todo o país, de 15 e 21 de outubro, com o tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, e serão promovidas e estimuladas pelo Ministério de Ciência e Tecnologia atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao tema. Um objetivo da SNCT 2012 será debater em escolas, universidades, comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social.
Como parte do evento nacional, o Programa de Educação Tutorial/Conexões de Saberes – da UFMA campus de Imperatriz e do Grupo de Pesquisa denominado Núcleo de Pesquisas em Ciências Farmacêuticas e Química Analítica Aplicada (NUPFARQ) promoverão, de 16 a 19 de outubro, o “I Seminário Local do PET/Conexões e I Simpósio do NUPFARQ: popularização da ciência para a preservação ambiental, sustentabilidade, inclusão social e combate à pobreza”, contemplando as atividades de extensão, as pesquisas científicas e tecnológicas, os intercâmbios científicos e o uso generalizado e aberto dos dados e resultados científicos. snctimperatriz.blogspot.com.br
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) promoverá, como parte da programação, a I Mostra Científica do Curso de Geografia do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz, com palestras, minicursos e exposição de trabalhos na Praça de Fátima.
As outras universidades, públicas e privadas da cidade, estão se articulando para participação efetiva nas atividades da Semana.
Integração
Durante a reunião na UFMA, estiveram presentes, além de representantes da UFMA, da Uema, da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST) e da Faculdade de Imperatriz (Facimp). O diretor de Centro da UFMA, Marcelo Soares, reforça a necessidade da integração entre todas as instituições de ensino superior da cidade. “Nós precisamos nos aproximar mais para promover um melhor intercâmbio na produção científica entre as instituições. Estamos planejando uma agenda de reunião habitual para promover essa melhor integração e, possivelmente, a realizar um grande evento científico com todas as universidades de Imperatriz”. (Ascom - Imperatriz)
Comentários