Domingos Cezar

O Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam) tem reunião marcada para esta sexta-feira (2), no auditório do Shopping Imperatriz, II Andar, a partir das 9h30. A informação foi prestada pela bióloga Ivanice Cândido Almeida, presidente do Conselho, a qual solicita a presença de todos os representantes das entidades que compõem o Commam.
Vários assuntos serão tratados, entre estes a prestação de contas do período de janeiro a julho deste ano; previsão de dotação orçamentária para PPA 2014, acompanhamento do processo das licenças ambientais do primeiro semestre. Também constam da pauta as multas ambientais e seus respectivos valores que são depositados no Fundo Municipal do Meio Ambiente.
Apesar de não haver se reunido durante o mês de julho, alguns conselheiros, a exemplo da presidente Ivanice Cândido e do relações públicas Domingos Cezar, estiveram visitando alguns empreendimentos, entre estes a empresa Ecoservice - Gestão de Resíduos, atendendo convite de seus diretores.
Instalada na zona rural, a cerca de 16 quilômetros do centro da cidade, a empresa estava sendo denunciada por alguns moradores do povoado Lagoa Verde que insistem em reclamar da poluição causada pela fornalha que destrói todo tipo de resíduos. Na ocasião, os diretores explicaram aos conselheiros e técnicos da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente seu funcionamento.
Os diretores mostraram que a empresa possui todas as licenças ambientais e se localiza distante de aglomerado humano. Além do mais, a fumaça que exala da chaminé toma direção contrária à cidade. Os conselheiros também acompanharam toda a movimentação que findou com a detenção de dragas que retiravam de maneira ilegal areia e seixo das praias do rio Tocantins.
O conselheiro Domingos Cezar, que representa a Fundação Rio Tocantins - Memorial do Pescador, no Conselho, vai sugerir na reunião desta sexta-feira (2) uma nova visita às instalações da empresa Suzano ainda neste mês de agosto. A visita, segundo o conselheiro, deve se estender ao sistema de captação das águas do rio Tocantins.