Domingos Cezar
Trabalhar em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Planejamento Urbano e Promotoria do Meio Ambiente é o objetivo do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam). Essa decisão foi tomada na manhã dessa quarta-feira (23), durante a primeira reunião do ano da diretoria do Conselho Deliberativo do Meio Ambiente, que contou com a presença unânime dos diretores.
A reunião contou com a presença do engenheiro e advogado Richard Sebba, futuro titular da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, que em fevereiro vindouro será desmembrada da Secretaria de Meio Ambiente, que atualmente tem como titular o advogado José Cleto Vasconcelos. Richard Sebba ouviu atentamente os planos de ação da diretoria do Conselho para este ano.
Ao iniciar a reunião, a presidente do Commam, Ivanice Cândido de Almeida Falcão, falou das angústias dos membros em face à grande demanda e insatisfação da comunidade no que diz respeito às questões ambientais. Afirmou que o Conselho tem agido com coerência, buscando trabalhar em parceria, mas sem descuidar de suas atribuições.
A presidente afirmou que os membros do Commam estão otimistas com a mudança anunciada pelo prefeito Sebastião Madeira no que diz respeito à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, que será desmembrada em duas: Secretaria de Planejamento Urbano e Secretaria de Meio Ambiente.
O diretor executivo do Conselho, engenheiro Luis Salani, acrescentou que esse otimismo prende-se ao fato de que tanto Cleto Vasconcelos (Meio Ambiente) quanto Richard Sebba (Planejamento Urbano), "além de bons técnicos, são também destemidos e com isso a causa ambiental ganha novos aliados", afirmou Salani, destacando ainda o trabalho do promotor de Meio Ambiente, Jadilson Cerqueira.
"Nós ficamos satisfeitos com a ação da Promotoria do Meio Ambiente e da Sepluma em suspender a retirada ilegal de areia do rio Tocantins, ação esta cobrada por toda a comunidade", afirmou Luis Salani, acrescentando que esta é também uma antiga cobrança dos membros do Conselho do Meio Ambiente.
Ivanice Cândido lembrou que a coleta do lixo é outra preocupação do Commam que já fez o lançamento da campanha "Cidade Limpa", que segundo ela, ganha corpo a partir do próximo mês. "Para isso estamos contando com o apoio do secretário Roberto Alencar (Sinfra)", informou a presidente, acrescentando que o Conselho vai contar ainda com a parceria da Sepluma nesse projeto.
A presidente salientou a necessidade do Conselho redigir e aprovar uma Resolução, que pode ser transformada depois em projeto de lei, no sentido de regularizar a questão dos camelôs, bem como da colocação de faixas, cartazes, outdoors, minidoors e placas luminosas, que infestam as principais ruas e avenidas da cidade.
O Conselho também vai estar atento, conforme explicou Ivanice Cândido, para cobrar a construção de estação de tratamento de esgoto nos grandes empreendimentos (verticais e horizontais), bem como nos condomínios que estão sendo construídos. A diretoria frisa que as denúncias da comunidade são acolhidas na sede do Conselho.
Diretores - Marcaram presença na reunião, além da presidente bióloga Ivanice Cândido (Conselho Regional de Biologia), a vice-presidente, professora Maria da Piedade (SEMED); o diretor-executivo, engenheiro Luis Salani (ACII); o secretário, engenheiro Luciano Davanso Pechoto (CREA); o relações públicas, jornalista Domingos Cezar (Fundação Rio Tocantins), e Dita Gonçalves (SEDEC).
Publicado em Cidade na Edição Nº 14613
Diretoria do Commam faz planos visando acompanhar problemas ambientais da cidade
A reunião contou com a participação do futuro secretário de Planejamento Urbano
Comentários