Compreender as lacunas existentes no trabalho de campo e perceber as oportunidades de melhoria dos processos são os objetivos de Inversão de Organograma e da Reunião Participativa. Esta atividade é realizada periodicamente, em todas as regionais, e tem melhorado o atendimento ao cliente da CEMAR em todo o Maranhão. Nessas terça e quarta-feira (24 e 25), foi a vez de Imperatriz participar desse processo.
Durante a inversão, o presidente da CEMAR e toda a sua diretoria são convidados a trocar de lugar com eletricistas, fiscais, entregadores de contas de energia, atendentes de agência, que são os profissionais que lidam diariamente com os cliente e possuem o melhor conhecimento do que deve ser melhorado nesse relacionamento.
Para o gerente de expansão e manutenção da CEMAR, Rubens Briseno, esta ação contribui para uma melhor vivência na Companhia. “É uma atividade importantíssima para que possamos garantir a qualidade do processo como um todo. Às vezes, quando estamos em uma posição de liderança, nos importamos mais com o resultado do processo. Dessa forma, não percebemos o meio como as coisas estão acontecendo na ponta, as dificuldades e o que precisa ser melhorado”, reforça.
O gerente de recuperação de energia, Agnelo Coelho, explica que após a finalização das visitas a campo, os dados recolhidos são transformados em um relatório e discutidos em reunião com toda a diretoria onde é avaliado o que deve ser melhorado. “É uma oportunidade de otimizarmos o nosso trabalho. E também de percebermos boas práticas que estão acontecendo em cada regional que podem ser utilizadas pela Companhia em todo o Estado”, ressalta.
Reunião participativa - A programação com a diretoria da CEMAR continuou na tarde de terça-feira com a Reunião Participativa e empresas fornecedoras da Companhia. Na manhã de quarta-feira (25), foi a vez dos colaboradores próprios da CEMAR lotados em Imperatriz, sede da Companhia na regional Sul do Estado, onde apresentaram os resultados das ações do último semestre de uma maneira criativa, para tanto foi realizada uma apresentação aos moldes do Oscar, onde quem recebeu as estatuetas foram os colaboradores com maior destaque no trabalho. Cada área mostrou seus resultados relacionando os processos com enredos de filmes.
O presidente da CEMAR, Augusto Miranda, com esse tipo de atividade, possibilita uma melhoria no clima organizacional e que reflete diretamente nos resultados. “Esse é um programa que realizamos todos os meses, onde toda a diretoria vai às outras sedes. O intuito dessa atividade é acompanhar o desenvolvimento do trabalho em cada área da Companhia. E queria destacar o espírito festivo e criativo aqui da Regional Sul. O pessoal está extremamente motivado, o que torna a reunião mais produtiva e alegre”, avalia.
Augusto Miranda destaca ainda que essa visão global é utilizada também para o direcionamento dos investimentos em fortalecimentos do sistema elétrico feito pela CEMAR. Um exemplo dessas obras é a subestação Beira-Rio, que segue em processo de finalização. Com um investimento de mais de R$ 4 milhões, a SE deve atender cerca de 30 mil pessoas em Imperatriz. O que vai melhorar a qualidade da energia fornecida na cidade e garantir o fornecimento para novos empreendimentos que estão sendo instalados.
“Imperatriz é uma região muito importante e que está em franco crescimento e para isso a CEMAR precisa ter energia e qualidade no atendimento. E por isso nós há mais ou menos um ano inauguramos uma nova subestação, a de Santa Rita, e agora estamos finalizando a subestação de Beira-Rio, que deve ser energizada ainda no início do segundo semestre e já estamos lançando uma terceira. E também para melhor atender essa demanda investimos em treinamento para que os nossos colaboradores possam melhor atender à cidade”, explica. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)
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