Membros da diretoria reunida na última segunda-feira na AIL

Domingos Cezar

Membros da diretoria da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) estiveram reunidos na tarde da última segunda-feira (30) com o objetivo de planejar as ações a serem desenvolvidas durante este ano. A primeira definida é uma homenagem póstuma ao escritor, advogado e acadêmico Ulisses Braga, que faleceu há um ano. O evento acontece na próxima quinta-feira (8).
O 10º Salão do Livro (Salimp) foi confirmado para o mês de junho e terá como tema principal “Imperatriz 160 anos”, em homenagem à cidade. Também foram formadas comissões para elaborar mudanças no regimento interno, estatuto e o concurso denominado “Prêmio Ribamar Fiquene”, dirigido aos estudantes que escrevem textos dos mais variados gêneros.
A diretoria pretende dinamizar visitas nas escolas, criar um programa de rádio – cujo projeto já existe –, uma campanha de arrecadação de livros para a biblioteca e concretizar o projeto Memória. Definiu-se ainda em manter ou criar como eventos permanentes a festa de aniversário (27/04) e homenagear os acadêmicos falecidos na segunda quinta-feira de maio.
Como a entidade literária funciona no mais bonito e antigo prédio da cidade, razão porque precisa constantemente de cuidados, a diretoria decidiu por escolher um acadêmico que será o responsável por todo o patrimônio da AIL, desde o funcionamento do auditório, sala da inclusão digital, sala “Edelvira Marques”, entre outros.
Também ficou definido que outro acadêmico acompanhará o funcionamento da secretaria e biblioteca, entre outros setores. Outros serão nomeados como responsáveis pelas atas, além de responder todas as correspondências recebidas. Definiu-se, por último, que os acadêmicos voltam às suas atividades nesta quinta-feira (2), a partir das 17h.
A atual diretoria da AIL para o biênio 2011-2013, empossada na sessão solene do dia 27 de abril, encontra-se assim constituída: Presidente – Edna Ventura, Vice-Presidente – Agostinho Noleto Soares, Secretária – Maria Helena Ventura Oliveira, Secretário-adjunto – Livaldo Fregona, Tesoureiro – Trajano Neto e Tesoureiro-adjunto – Itaerço Bezerra. Conselho de Contas – Domingos Cezar, Liratelma Cerqueira e Gilmar Pereira.