Marcos Fábio, Diretor da UFMA Campus de Imperatriz

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima e nesta sexta-feira (24), o diretor do Campus de Imperatriz da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos, ministrará a palestra ‘A redação no Enem: como fazer’. A ação beneficente tem a ideia de levar os estudantes a refletir sobre a redação no formato exigido pelo exame e ter clareza na argumentação. A aula será realizada no Espaço Cultura, que fica no primeiro piso do Timbira Shopping, às 19h, e o investimento de R$ 10, que será revertido para a Ampare, entidade que trata doentes de câncer na região tocantina. As inscrições serão feitas na hora. O auditório do Espaço Cultura comporta 120 pessoas.
A iniciativa surgiu da preocupação em ajudar a Ampare, pois é a única instituição de Imperatriz que auxilia pacientes com câncer. Ela recebe, abriga, acompanha e oferece alimentação para pessoas que vêm do interior do Estado para fazer tratamento, mas o trabalho é realizado com muita dificuldade por falta de recursos financeiros. No ano passado, o diretor Marcos Fábio apresentou esta palestra no Salão do Livro de Imperatriz (Salimp) e na ocasião compareceram cerca de 350 pessoas. Este ano, ele resolveu refazer a palestra agora cobrando um investimento simbólico, sendo que todo o valor arrecadado será doado para suprir algumas despesas da casa.
A redação do Enem é um tema que chama atenção, pois grande parte dos estudantes tem dificuldade e medo de fazer uma dissertação argumentativa. O diretor esclarece que o aluno precisa colher informações, estruturar o pensamento e ter segurança nos argumentos para fazer uma boa redação. Ele fala que as duas principais dificuldades são estruturar o texto e escrever com clareza. “Você pega dez redações do Enem e sete estão bem escritas em termos ortográficos e em regência, porém a ideia não está clara. Se uma redação não apresentar a tese no primeiro parágrafo, como manda a regra da estrutura da redação, e mostrá-la somente no terceiro, isso é um erro”, enfatiza.
Marcos Fábio também citou o poeta Saramago, que declarou: “Aprender a escrever é aprender a pensar”, para mencionar que mutias pessoas não estruturam seu raciocínio de forma coerente e esquemático, errando nos argumentos. Na redação é necessário defender a ideia por meio da argumentação e colocar os pensamentos no papel de forma organizada. “A dificuldade aparece porque os estudantes não treinam este formato de texto. Escrever é igual a andar de bicicleta: quanto mais você treina, melhor se fica nisso”, finaliza Marcos Fábio.

Saiba mais
A Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (Ampare), fundada em 8 de março de 2004, é uma instituição sem fins lucrativos que promove ações no sentido de orientar a sociedade sobre a prevenção do câncer e dar assistência a pacientes. Os objetivos principais são: realizar debates, divulgar informações e conhecimentos técnicos e científicos, promover seminários e campanhas educativas para esclarecimentos sobre prevenção e tratamento da doença; realizar ações de voluntariado e de responsabilidade social de apoio aos pacientes e suas famílias; defender os direitos estabelecidos para os pacientes de câncer; e atuar na construção de novos direitos.