Em plena Semana Nacional da Água, o vereador José de Arimatheia Pereira de Castro, o Ditola (PEN), apresentou, na manhã dessa terça-feira (21), projeto de indicação solicitando a intervenção do governador Flávio Dino no que diz respeito à despoluição do riacho Cacau.
Ditola solicita da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão - CAEMA, que seja construída uma rede coletora e interceptora de esgoto em toda a extensão do citado riacho.
O vereador entende que, somente desta forma, pode se salvar o Cacau, que ficará completamente despoluído. "Creio que somente com ele despoluído os peixes retornarão, aí teremos o prazer de banhar em suas águas e pescar, como fizemos no passado", rememorou.
Diretor da Fundação Rio Tocantins - Memorial do Pescador, o jornalista e ambientalista Domingos Cezar disse ter aplaudido a ideia e o projeto de Ditola. "Tudo o que diz respeito a despoluir o que já foi poluído sempre será bem vindo, principalmente quando diz respeito aos recursos hídricos".
Em agosto do ano passado, em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Imperatriz, em sua palestra o ambientalista defendeu a transposição do riacho Bacuri para o riacho Cacau, à altura do Cacauzinho, como forma de revitalizá-lo.
"Para que possamos manter vivo o nosso ainda majestoso rio Tocantins, é preciso que salvemos os nossos riachos, pois eles são as veias que conduzem a vida para o Tocantins", afirma Domingos Cezar, acrescentando: "Bom que isso aconteça com os demais riachos que cortam a cidade". (Assessoria/FRT)
Comentários