J. R. Guedes de Oliveira*
Chegou, como um bálsamo, o livro “Direitos & Deveres”, do Dr. Miguel Daladier Barros, esta figura proeminente das terras de Imperatriz.
Lançado recentemente, em noite de autógrafos concorrida por sinal, além de interessante e oportuna, nos traz os elementos que estávamos a esperar: a questão também dos “direitos”.
Acostumados que fomos, no decorrer da nossa vida, em obedecer deveres, tão somente deveres, desde a nossa tenra idade, ficamos sem saber o que significaria realmente ter direitos e poder desfrutá-los na sua plenitude.
Com o aparecimento desta obra, num volume de 263 páginas, da Ethos Editora, de Imperatriz, passamos a compreender que o espaço não se limita tão somente aos deveres mas, também, aos nossos direitos.
Acompanhei, passo a passo, os artigos do Dr. Daladier Barros, publicados no jornal “O Progresso”, no período de 2014 a 2016 que¸ com grande receptividade, resultou nesta magnífica e esplêndida coletânea.
Os cidadãos e, particularmente os que militam nas áreas jurídicas, têm, agora, uma obra que servirá de fonte de referência e pesquisa, para as devidas consultas, não se esquecendo dos professores e alunos das academias de Direito (Universidades e Faculdades).
O Dr. Daladier Barros, muito embora não o conhecendo pessoalmente, somos amigos de há muito. A sua bondade extremosa permitiu a nobreza de caráter e de amabilidade, transcrever uma minha carta, ao final do livro. Só mesmo alguém tão generoso poderia dar-se a esta iniciativa, que me enche de entusiasmo, respeito e admiração.
O leitor encontrará, na obra “Direitos & Deveres” subsídios importantes e oportunos para o seu dia-a-dia, já que à base de sua sustentação se encontra na nossa Carta Magna de 1988. O Dr. Daladier Barros enfatiza, com veemência, os poderes que o referido documento maior de nosso país representa no contexto histórico e aplicativo da lei.
Necessário é, pois, evidenciar o belíssimo e apropriado Prefácio do Dr. Márlon Reis, sempre atento aos fundamentos e a concepção do Direito como um todo. Abrilhante, na abertura, as páginas dessa colossal obra.
Nota-se no Prefácio do insigne Dr. Márlon Reis, as suas sábias colocações; “Os temas tratados vão desde o acesso à Justiça e a defesa do consumidor até os direitos sociais previstos na Constituição de 1988. Um amplo leque de assuntos que fazem parte da formação básica dos cidadãos, todos tratados com a profundidade adequada, mas sem abrir mão de uma linguagem que amplia o alcance do texto”.
Posto isto, me resta, num arremate, transcrever, também, um trecho da Apresentação do autor, sobre o que representa de conteúdo e de alcance esta significativa e oportuna obra, que vem em boa hora:
“O presente livro contém os cem artigos de temas sobre princípios constitucionais e também sobre direitos fundamentais, fruto de um trabalho exaustivo, porém, muito gratificante, que submeto à crítica dos leitores, na certeza de que a leitura de cada artigo servirá também de reflexão sobre a importância do conhecimento dos princípios constitucionais e dos direitos fundamentais na vida do cidadão”.
Resta-me, pois, parabenizar o Dr. Daladier Barros por nos brindar com o que há de melhor, na construção dos nossos Direitos e Deveres num Brasil carente, ainda, em grande parte, de reflexões tais.
*J. R. Guedes de Oliveira, ensaísta, biógrafo e historiador.
Comentários