A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza hoje (16) e amanhã (17), a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento acontece no auditório da Unidade Regional de Educação (UREI), a partir das 8h.

Com a temática: "Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como racionalidade dos direitos humanos", os conferencistas discutirão eixos temáticos que contribuirão para novas diretrizes e ações estratégicas para a superação do modelo tradicional de políticas públicas para a pessoa com deficiência. São os eixos: Gênero e Deficiência; Raça e Deficiência; Órgãos Gestores e Instâncias de Participação Social e interação entre os poderes e os entes federativos. 
Viviane Dacon, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, esclarece sobre a temática que será discutida no evento. 
"São eixos que possibilita discutirmos de forma mais aprofundada sobre pautas referentes ao feminismo, políticas governamentais para mulheres, entraves que impedem o diálogo transversal, diversidade sexual e geracional. Além de questões raciais e violações de direitos, obstáculos no aprimoramento das politicas públicas. Além da cooperação horizontal entre União, Estados e Municípios, bem como a necessidade de inserir a discussão sobre a pessoa com deficiência nas esferas do Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público para a construção aprofundada de vitórias comuns", explicou Viviane.
Durante os dois dias de debates uma vasta programação será ofertada aos participantes. Será servido café da manhã,Almoço, lanche, também haverá apresentações culturais, apresentação dos projetos voltados a pessoa com Deficiência mantidos pela gestão municipal, em destaque ao Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), plenárias e escolha dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual.
A palestra Magna será ministrada pelo Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dylson Ramos Bessa, já na manhã de hoje e os eixos temáticos serão mediados por: Viviane Nobrega (Jornalista/Advogada); Regina Célia Nobre (Advogada); Deise de Souza Cortez (Professora da Rede Pública Municipal e Estadual e Especialista em AEE); Sueli Brito Barbosa (Assistente Social); Fábio de Sousa Carvalho (Defensor Público); Fátima Avelino (Vereadora) e Itamar Batista da Cruz (Controlador Geral do Município). [Sara Ribeiro - ASCOM]