A Diocese de Imperatriz lançou na manhã dessa quarta-feira (10), durante solenidade realizada na Comunidade de Aliança Sagrada Família (Casf), localizada na rua Santa Teresa, 80, setor Beira-Rio, a 8ª edição da celebração de Corpus Christi, que vai acontecer em 15 de junho, a partir das 16h, no Estádio Frei Epifânio, Centro.
A programação foi anunciada pelo administrador diocesano, padre Francisco Lima Soares, ressaltando que, este ano, a celebração objetiva reunir vinte mil pessoas, superando o número do ano passado, quando dezenove mil católicos superlotaram a maior praça desportiva da região sul-maranhense.
Agora em 2017, o tema da celebração de Corpus Christi em Imperatriz é "Fazei tudo o que ele vos disser", baseado no Evangelho de João 2,1-12. Conforme informou o padre Francisco Lima, por 2017 ser o Ano Mariano, o acontecimento terá como azul a cor da acolhida, lembrando o manto de Maria, a mãe de Jesus.
Integram os kits da oitava celebração de Corpus Christi camiseta, mochila, cartezete, com a imagem de Nossa Senhora, balão e porta-velas. A Comissão Organizadora decidiu incluir o cartezete para que os fiéis possam afixá-lo nas portas de suas residências durante a procissão, que percorrem as principais ruas do Centro de Imperatriz.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
A celebração de Corpus Christi é realizada sempre em uma quinta-feira, em alusão a Quinta-feira Santa, quando aconteceu a instituição da eucaristia, ou seja, o Sacramento do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus Cristo.
Uma série de atividades será desenvolvida no Estádio Frei Epifânio, antes e durante a celebração, sob o comando de Dom Vilson Basso. Detalhes sobre os shows e a procissão estão sendo definidos, mas a palavra de ordem é fazer com que a programação fortaleça as novidades implementadas por Dom Gilberto Pastana, hoje respondendo pela Diocese de Crato (Ceará).
Durante sua fala, o padre Francisco Lima Soares aproveitou para apresentar a equipe de coordenadores de Corpus Christi que trabalhará na orientação de duas mil e quinhentas pessoas. O Estádio Frei Epifânio ficou pequeno para o evento, que tomou dimensões gigantescas, despertando a atenção de católicos de regiões distantes.
Parte dos recursos levantados com a Festa de Corpus Christi é usada na manutenção da Casa do Senhor, instituição que trabalha na recuperação de dependentes químicos em Imperatriz. Mensalmente, a Igreja Católica gasta R$ 50 mil para fazer com que as obras ali realizadas não parem, continuem assistindo as pessoas que lá estão abrigadas.
O padre Erisvaldo Cardoso, coordenador, lembrou que a Casa do Senhor já existe há três anos e três meses e já trabalhou na recuperação de cem dependentes químicos. Segundo ele, são gastos R$ 10 mil por mês com a manutenção da instituição, sendo que o dinheiro é para pagar os salários dos três funcionários, tributos, contas de energia e água.
Autoridades - A mesa de trabalho foi composta pelo padre Francisco Lima Soares (administrador diocesano), Adonilson Lima (representante do Governo do Estado), vereador Pedro Gomes (representante da Câmara Municipal), e pelo prefeito Francisco de Assis Andrade Ramos, pelo coronel Furtado (50 BIS) e Capitão-tenente Alves (Marinha do Brasil). (R. P)
Comentários