Com o tema "Fraternidade e políticas públicas" e o lema "Serás libertado pelo direito e pela justiça", foi lançada oficialmente no âmbito da Diocese de Imperatriz, a Campanha da Fraternidade 2019.  A abertura da campanha será domingo com uma celebração especial pelas paróquias diocesanas.
A solenidade de lançamento foi presidida pelo bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Vilson Basso durante um café da manhã na Paroquia São José do Egito, com profissionais de comunicação, religiosos e lideranças de movimentos e pastorais da diocese.
"A exemplo de Jesus que passou 40 dias no deserto, o tempo da quaresma é marcado pelo jejum, oração e caridade e a dimensão da Campanha da Fraternidade vai nesse ponto da caridade, esmola, da mão estendida a quem precisa", ressaltou o bispo.
Dom Vilson Basso destacou que a CF pretende unir todas as pessoas responsável e de fé para também cobrarem as políticas públicas cada vez melhores em todas as áreas, principalmente na Saúde e Educação.
Como ocorre todos os anos, a Igreja Católica vai passar o período da quaresma abordando e propondo reflexão ampla sobre o tema nas comunidades. Gestos práticos serão acrescentados à programação religiosa da CF.
"A Igreja sempre busca a dimensão da fé e a dimensão do compromisso. A oração e a ação, quer que o povo chegue ao céu, mas que o povo tenha uma vida digna aqui como Jesus falou "Eu vim para que todos tenham vida"" , ressaltou Dom Vilson.
Pároco da paróquia de São José do Egito e anfitrião no lançamento da CF, padre Antonio José lembrou que a CF vai propor reflexões não somente durante os 40 dias da quaresma, mas durante todo o ano.
"Esse tema vem nos ajudar a preservar os direitos, principalmente, daqueles que mais necessitam, daqueles que precisam de outras pessoas para serem sua voz diante da sociedade também", finalizou padre Antonio José.

A campanha

Todos os anos, a Diocese de Imperatriz abre a Campanha da Fraternidade no primeiro domingo após o lançamento oficial pelo bispo, geralmente na "Quarta-feira de Cinzas", mesma data que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) faz o lançamento nacional da campanha.
A Diocese de Imperatriz foi dividida geograficamente em  Microrregiões e cada uma delas deverão fazer suas celebrações na abertura da CF. Na Microrregião de Santa Inês, bairro por traz do Cem[ario Campo da Saudade, a celebração será domingo às 9h com a participação de fies de outras paróquias próximas que integram a regional. (João Rodrigues)