A Diocese de Imperatriz suspendeu a realização de missas e celebrações da palavra pelo prazo de 30 dias. A medida, que visa a prevenção ao Covid 19 (Coronavírus), foi anunciada na manhã desta quinta-feira (19) pelo bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Vilsom Basso, em entrevista coletiva na sede da Cúria Diocesana de Imperatriz. Na ocasaião, Dom Vilsom Basso estava acompanhado dos padres Eliezer Paiva, paróco da Catedral de Fátima e vigário geral da Diocese, e Laérsio Machado, Chanceler da Diocese de Imperatriz.
Em carta aberta dirigida aos diocesanos, o bispo anunciou que a medida foi tomada depois de reunir com o Colégio de Consultores da Diocese de Imperatriz no dia 16 de março e todos os sacerdotes da Diocese no dia 18 de março. "Refletimos sobre a realidade da pandemia do novo coronavírus, considerando o aumento do número de casos no território nacional, as primeiras mortes de pessoas contaminadas pelo vírus no Brasil e as orientações das autroridades públicas sobre medidas de diminuição do contato social para prevenir o contágio, definimos por essa medida", destacou Dom Vilsom Basso.
Portanto, as celebrações de missas estão suspensas a partir desta quinta-feira (19), dia consagrado a São José, por um mês, ou enquanto não for orientado ao contrário. Em vista disso, as celebrações da Semana Santa com participação de fiéis estão suspensas e todos estão dispensados do preceito dominical e festivo de participar da Santa Missa. Vale lembrar que as igrejas ficarão abertas, mas apenas para as orações individuais. Os fiéis poderão acompanhar as missas pelos meios de comunicação (rádios, emissoras de TV, internet, transmissão pelas redes sociais em casa. Os padres celebrarão missas internamente. Entre os eventos religiosos que estão suspensos, estão os casamentos, e cada paróco deve conversar com os noivos sobre possivel transferência da data e se decidirem por mantê-la, expor a necessidade de tomar medidas de prevenção para evitar o contágio, sendo de responsabilidade dos noivos.
Quanto a realização de um dos maiores eventos religiosos de Imperatriz, o Corpus Christi, o bispo Dom Vilsom Basso explicou que a Diocese está serena quanto a isso. "Já conversamos com os padres e faremos o que for necessário ser feito para preservar a vida de todas as pessoas. Acima de tudo a vida. Não há nenhuma decisão, mas tomaremos se assim necessário, para que a vida das pessoas seja preservada. O evento é ainda em junho e por isso não sabemos o que vai acontecer, mas agiremos com serenidade, seriedade e responsabilidade", disse.
Dom Vilsom Basso, finalizando a coletiva, disse que essa medida foi para que o povo se conscientize da necessidade de evitar qualquer contágio. "As decisões que tomamos foram pensando na vida das pessoas, de todas as pessoas e por isso dizemos, serenidade, seriedade, responsabilidade, espiritualidade, orações, fique com a sua família, cuide-se, para que a gente possa continuar vivendo e fazendo o bem. Confie em Deus e assuma também a sua responsabilidade", disse. (Dema de Oliveira)
Comentários