Hemerson Pinto

Faltando pouco menos de 1 mês para o início da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro, católicos de Imperatriz vivem a expectativa da Semana Missionária, um evento que acontecerá em todas as 276 dioceses do Brasil e reunirá jovens missionários de vários países. A Diocese de Imperatriz ficará responsável pela acolhida de 42 franceses.
"A Semana Missionária é a pré Jornada Mundial da Juventude, JMJ. Uma semana antes, acontece em todas as Dioceses do país. Nossa Diocese faz parte do roteiro da Jornada Mundial, pois vamos acolher 42 franceses que vão para o Rio, mas uma semana antes vão conviver com a nossa diocese, as nossas famílias. Nossos missionários estarão com esse grupo de franceses visitando famílias em Imperatriz", explica o coordenador da comissão de juventude rumo à JMJ, Jhonson Alves.
Durante a semana, além da evangelização, "haverá brincadeiras, festivais, noite cultural, momento diocesano com a missa de abertura. No dia 20 de julho, a delegação da Diocese fará uma carreata com as pessoas que vão para o Rio de Janeiro. Próximo ao aeroporto será fixada a réplica da Cruz Missionária e segue a viagem para a JMJ", declara.
Um dos imperatrizenses que vive a expectativa da Jornada Mundial da Juventude é o coordenador diocesano da Pastoral da Juventude, Hilderson Alves. Ele está entre os representantes das dioceses de todo o país, que ficarão frente a frente com o Papa Francisco I no Rio de Janeiro, em pelo menos três momentos da JMJ. "Este novo papa representa um espírito de mudança, são novos ares para a igreja católica, então o que a gente quer é que este espírito possa ser transmitido para todos os jovens", diz Hilderson, que depois de nomeado como o representante da Diocese junto ao Papa precisou passar por critérios, alguns junto à Polícia Federal.
Para o bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana, a Semana Missionária representa "intercâmbio religioso, uma troca de experiência de vivência de fé, enriquecimento da fé católica no mundo todo. Aqui em Imperatriz teremos os franceses, em Coroatá, os alemães, em São Luís, uma mistura de polacos, ingleses, espanhóis. Isso ajuda a ampliar a visão de mundo e de igreja desses jovens, experiência única que escola e faculdade nenhuma oferece. Enriquece as culturas, as pessoas, o ser humano".
Desde o ano passado a igreja católica em Imperatriz se prepara para a JMJ, com eventos como o Bote Fé, a passagem da Cruz Missionária (ou cruz dos peregrina). Na semana passada, foi realizada uma carreata anunciando os 30 dias restantes para o início da jornada.
A Jornada Mundial da Juventude acontecerá no mês de julho. A Diocese de Imperatriz sairá com uma caravana formada por nove ônibus. Cinco de Imperatriz, dois de João Lisboa e dois do município de Açailândia.