A Rede Eclesial Pan-Amazônica - REPAN Brasil realizou, no período de 30 de novembro a 2 de dezembro, em Miracema (TO), o Encontro de Povos e Comunidades da Bacia dos Rios Araguaia e Tocantins. O evento reuniu representantes de dioceses dos estados do Maranhão, Pará, Tocantins e Mato Grosso.
A diocese de Imperatriz participou ativamente do encontro representada pelo padre Ednaldo Rodrigues Pereira, irmã Virgínia Pitangy, a professora Margarida Chaves e o ambientalista Domingos Cezar, que também representou a Fundação Rio Tocantins (FRT). Antes de partirem para Miracema, dom Vilson Basso abençoou o grupo desejando êxito na missão.
O encontro, que reuniu povos e ribeirinhos do Araguaia e Tocantins, discutiu temas como As cidades e os rios: cuidado ou violência? Mineração, barragens, hidrelétricas: os grandes projetos e nossas resistências, O agronegócio, os agrotóxicos e o desmatamento, Territórios de resistência a agroecologia e a criminalização dos direitos humanos.
Os trabalhos foram divididos em seis grupos, os quais debateram e avaliaram os seguintes temas: Agroecologia, Defesa das Águas, Terra e território, Incidência judicial e legislativa, Defesa e segurança dos defensores e grandes projetos, os quais foram concluídos na mensagem final que será enviada ao Sínodo para a Amazônia.
REPAN
A REPAN se propõe a escutar, acompanhar, apoiar, animar, formar, servir, estimular, comunicar e unir as forças para responder aos grandes desafios socioambientais. É um organismo que aposta no protagonismo dos povos amazônicos na defesa e cuidado da casa comum por meio de um serviço de interconexão e articulação de ações.
Teve como entidades fundadoras: Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Secretariado da América latina e Caribe de Cáritas (SELACC) e Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR). (Assessoria/FRT)
Comentários