A diocese de Imperatriz acolherá, nos dias 15 e 16 de abril, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A expectativa é que cerca de 20 mil pessoas participem da programação de acolhida, planejada para percorrer as onze paróquias da cidade de Imperatriz.
O coordenador geral da passagem dos símbolos da JMJ em Imperatriz, Johnson Alves, destaca que “a juventude é parte fundamental e este evento será um momento da Igreja se fazer jovem e da juventude se fazer Igreja”. Entretanto, ressalta que não só a juventude, mas todos os fiéis são convidados a participarem deste momento histórico para a diocese e para a cidade.
Na programação de acolhida está a visita da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora à Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Imperatriz. “Estamos articulando esta visita há um bom tempo, para que os detentos participem deste momento forte de evangelização. Outro motivo é a quantidade jovens na CCPJ. Queremos que esta visita seja um sinal de conversão e mudança de vida dos presidiários”, afirmou o bispo da diocese de Imperatriz, dom Gilberto Pastana.
Como marco da passagem dos símbolos da JMJ em Imperatriz, foi confeccionada pela diocese uma réplica da Cruz Peregrina, que posteriormente visitará todas as paróquias, culminando com uma celebração, ocasião em que será fixada definitivamente a Cruz. Nesta celebração se fará o envio dos participantes da JMJ, que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro.
A Jornada Mundial da Juventude tem como objetivo a evangelização da juventude, a fortificação da fé e momento de intensa catequese. O Papa João Paulo II entregou a Cruz da Jornada para os jovens em 1984 e a primeira JMJ aconteceu em 1986. Em 2003, a juventude recebeu de João Paulo o Ícone de Nossa Senhora, símbolo de fé que acompanha a Cruz. É a segunda vez que a Cruz Peregrina visita a América Latina.

Programação - A acolhida da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora terá início às 9h do dia 15 de abril, na entrada de Montes Altos, momento em que a diocese de Carolina entregará os símbolos a Imperatriz para percorrer as paróquias da cidade. A partir das 18h, será feita uma procissão com a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora a partir da Praça Brasil até a Catedral de Nossa Senhora de Fátima, onde será celebrada a santa missa, seguida de uma vigília.
Na manhã do dia 16, o povo de Deus poderá venerar os símbolos da JMJ junto aos movimentos e pastorais da diocese. A programação de acolhida na cidade será encerrada às 16h. Em seguida, a cruz e o ícone de Nossa Senhora seguirão para a cidade de Açailândia.

Programação

09h às 09h20 - Acolhida da Cruz na Divisa C/ Montes Altos
09h30 às 17h50 - Acolhida da Cruz nas paróquias da cidade
17h50 às 18h - Concentração na Praça Brasil para saída em procissão com a Cruz até a Catedral de Nossa Senhora de Fátima
19h - Missa na Catedral de Fátima
21h - Animação após a Missa
21h20 - Apresentação Teatro
21h50 - Música Nova Geração com cantores da cidade
22h00 - Animação com os cantores católicos de Imperatriz
22h30 - Apresentação Teatro
22h45 - Apresentação Musical
23h25 - Apresentação Teatro
23h40 - Apresentação Musical

Segunda-feira
06h - Oração das Laudes
06h30 - Celebração da Missa
07h15 - Café da Manhã
08h às16h - Catedral aberta para o público venerar os símbolos junto com os movimentos e pastorais da diocese
12h10 - Missa dos Trabalhadores
16h - Saída para Açailândia