Raimundo Primeiro

Domingo (5), às 9h, o coordenador da Diocese de Imperatriz, padre Francisco Lima Soares, presidiu missa de abertura da Campanha da Fraternidade 2017, cuja celebração aconteceu na Igreja Nossa Senhora de Fátima (Catedral), componente da Microrregional Centro, com a presença de padres da cidade e municípios vizinhos.
Lançada oficialmente na Quarta-Feira de Cinzas pelo Papa Francisco, em Roma, Itália, a meta era abrir simultaneamente, por meio das paróquias, nas microrregionais, a edição 2017 da campanha em todo o Brasil, conforme informou a O PROGRESSO o padre Francisco Lima Soares, acrescentando que, desde 1964, o objetivo da ação é fazer com que as pessoas se lembrem das causas sociais.
No Brasil, todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta a Campanha da Fraternidade, como caminho de conversão quaresmal.
O padre Francisco Lima Soares informou que o tema da Campanha da Fraternidade este ano é "Fraternidade: biomas e defesa da vida", ajudando a viver o espírito de conversão da Quaresma. "Lembrando que nós, às vezes, nos esquecemos do lado espiritual e da proteção à Casa Comum, o mundo", disse.
Ao destacar a importância do envolvimento da população, o coordenador da Diocese lembra que Imperatriz já vem sentindo fortemente os efeitos ocasionados pelo crescimento desordenado, sem cuidados básicos, caso da proteção aos riachos, até recentemente cristalinos. "Límpidos e abundantes".
Um dos exemplos citados pelo padre Francisco Lima, o Riacho Capivara, até em 1968, chegou a ser considerado como uma fonte de água mineral. "Por isso, que a igreja vem reforçar a consciência da necessidade de proteção das coisas que são naturais para cada um de nós", ponderou o religioso.
Os próximos passos dados serão as campanhas de conscientização, por meio de palestras, nas paróquias de Imperatriz e região, integrantes da Diocese local.

Sobre o tema 2017

Para colocar em evidência a beleza natural do País, identificando os seis biomas brasileiros, o cartaz da Campanha da Fraternidade 2017 mostra o mapa do Brasil, em imagens características de cada região. Compõem também o cenário, como personagens principais, os povos originários, os pescadores e o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, acontecido há 299 anos. Além da riqueza dos biomas, o cartaz quer expressar o alerta para os perigos da devastação em curso, além de despertar a atenção de toda a população para a criação de Deus.