Raimundo Primeiro
Tudo pronto para a celebração de Corpus Christi em Imperatriz. Os portões do Estádio Frei Epifânio serão abertos para o público oficialmente às 15h desta quinta-feira (15), para início das atividades que acontecerão até por volta das 21h, conforme levantou a reportagem de O PROGRESSO, no final da tarde dessa quarta-feira, 14.
Nos últimos anos, a programação teve à frente o então bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana, que implementou ações que culminaram com o fortalecimento da maior festa católica realizada na região sul-maranhense, reunindo na cidade fiéis de três estados - Maranhão, Tocantins e Pará.
Agora em 2017, entretanto, a festa de Corpus Christi em Imperatriz será comandada pelo novo bispo da Diocese da cidade, Dom Vilsom Basso, que vem acompanhando de perto as últimas ações relacionadas à programação que será colocada em prática a partir das primeiras horas da tarde de hoje, no Estádio Frei Epifânio.
Os vinte mil kits colocados a venda foram comercializados. Ontem, as últimas unidades, foram adquiridas ainda na parte da manhã, quando as pessoas se dirigiram para as igrejas São Francisco de Assis (Praça Brasil) e Nossa Senhora de Fátima (Centro).
Este ano, a festa de Corpus Christi não contará com o helicóptero, promovendo a chuva de pétalas, dando um brilho especial ao estádio. Entretanto, muitas novidades serão desenvolvidas.
As animações começam às 16h, com apresentações de coreografias, até as 18h, quando será iniciada a celebração da Santa Missa. Logo em seguida, será iniciada a procissão até a Catedral Nossa Senhora de Fátima. Não haverá paralisações no trajeto durante a procissão às 20h, em decorrência da pequena distância entre o Frei Epifânio.
O percurso da procissão do Estádio Frei Epifânio até a Catedral Nossa Senhora de Fátima terá 40 minutos. Para garantir que tudo saia dentro do planejado, a Comissão Organizadora, na época dirigida pelo padre Francisco Lima Soares, então coordenador diocesano, fez simulação. Ou seja, percorreu o trajeto por duas vezes.
A programação que será deflagrada por ocasião da celebração de Corpus Christi terá, no máximo, duas horas de duração.
Na Catedral Nossa Senhora de Fátima, as pessoas terão, no máximo, quinze minutos para as bênçãos do Santíssimo. O espaço comporta apenas dez mil pessoas. Elas estarão nos arredores da Praça de Fátima, participando do encerramento da celebração de Corpus Christi, edição 2017.
Comentários