Raimundo Primeiro
Em Imperatriz, a Semana Nacional da Família será lançada às 8h desta quinta-feira (8/7), na Catedral Nossa Senhora de Fátima, localizada na Praça de Fátima, Centro.
A Semana da Família é desenvolvida pela Igreja Católica. O convite é feito pelo bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Vilson Basso, acrescentando: "você é nosso convidado para fazer parte deste momento celebrativo da nossa Diocese".
O tema da edição 2019 é "A família, como vai?", tendo em vista continuar a ser também para a Igreja um desafio não só por causa da complexidade que responder a ela envolve, mas, principalmente, porque também o mundo parece esperar a resposta para ajudá-lo a não ferir mais a própria família, que deixou ser a célula da sociedade. A Semana Nacional da Família acontece de 11 a 17 de agosto, sábado.
O jornalista Josafá Ramalho, assessor de Comunicação da Diocese de Imperatriz (Pascom), informou a O PROGRESSO, na manhã desta quarta-feira, 7, que a Semana da Família será coordenada pelo Encontro Cristão de Vivência Conjugal (ECVC) e pela Pastoral Familiar. O objetivo é chamar a atenção de todas as paróquias da cidade, por entender que os padres, os leigos e os bispos, também são partes da família.
Na manhã de hoje, a apresentação será para a imprensa. No sábado, 10, será o lançamento oficial, com concentração, a partir das 16h, na Paróquia Cristo Salvador, no Parque do Buriti, para a celebração de uma missa, às 17h. Logo depois, os participantes sairão em procissão até a Catedral de Fátima, passando por São José do Egito. Já no domingo, 11, haverá adesivaço em todas as paróquias. A programação segue na semana, com palestras, nas universidades, e reflexões, nas paróquias.
"O tema deste ano é uma retomada da reflexão que marcou a Campanha da Fraternidade de 1994. Ao voltar ao passado e ver o quanto a Pastoral Familiar já cresceu, percebe-se que a família busca e precisa aprofundar cada vez mais a sua missão na Igreja e na sociedade para conquistar um papel decisivo e central", destaca o Informativo "Hora da Família".
Segundo o informativo, esse desejo de estar no centro das ações eclesiais aparece neste 'Hora da Família', ligando-o à Iniciação à Vida Cristã, às Políticas Públicas, ao envolvimento com as questões contemporâneas a vida urbana e à missão em meio a outras famílias.
O subsídio vem com os tradicionais encontros celebrativos da Semana Nacional da Família e refletem os seguintes temas: Família, vocação e juventude: Família e Políticas Públicas; Família, defensora da vida: Matrimônio no plano de Deus, e por fim, o tema central: "A família, como vai?".
Além dos encontros, o material traz três celebrações temáticas para realizar no Dia das Mães, Dia dos Pais e uma celebração e consagração à Sagrada Família.
Comentários