“Imperatriz é um bom exemplo de desenvolvimento regional”, afirmou, na noite de ontem (10), o economista e presidente do Conselho Federal de Economia do Distrito Federal – COFECON/DF, Júlio Miragaya, durante o primeiro dia de palestras em comemoração à “Semana do Economista 2017”, realizada na Devry Facimp, em Imperatriz.
Na palestra conferida aos acadêmicos de Economia sobre as desigualdades econômicas regionais, o especialista afirmou que, embora a discussão seja antiga, ainda não é debatida com a devida importância. “O Brasil é um dos países do mundo que tem a maior desigualdade. Ela se dá tanto do ponto de vista social quanto espacial e se manifesta em algumas regiões, que vivem em grande prosperidade e outras, em depressão econômica. Nos últimos anos essa discussão foi abandonada, o que é ruim, pois a gente acaba criando vários ‘brasis’”, ressaltou o economista.
No entanto, Miragaya falou sobre a importância de explorar os fatores de desenvolvimento das regiões que prosperam e apontou o dinamismo econômico de Imperatriz como um elemento a ser reproduzido. “Imperatriz tem um dinamismo muito grande, que não é a realidade de muitos municípios do interior do país. É importante replicar essa experiência para outros polos regionais, para que efetivamente o desenvolvimento faça parte da realidade dessas regiões, como por exemplo, do Nordeste, que ainda está muito distante de um desenvolvimento pleno”, afirmou.
Delegacia do CORECON do Maranhão
Durante o evento, o professor do curso de Economia da Devry Facimp, Larlô Macedo, foi empossado delegado regional do CORECON do Maranhão. Ele ressaltou a necessidade de se instituir a delegacia regional, não apenas para o fortalecimento da categoria, mas também para o desenvolvimento econômico regional.
“O intuito não é só atender aos economistas, mas a sociedade de uma forma geral no que diz respeito a orientação e dinamismo econômico da região, com novas ideias e ações e também a comunidade acadêmica, por meio do CORECON acadêmico. Todos esses fatores fazem com que possamos oferecer a sociedade uma orientação no que diz respeito a visões estratégicas e perspectivas de novos investimentos para superar a crise do país”, afirmou o professor.
Sobre a DeVry l Facimp
A DeVry | Facimp iniciou suas atividades acadêmicas no ano de 2001. Atualmente, possui cerca de 2.000 alunos, 12 cursos de graduação, dentre eles: Odontologia, Direito, Farmácia e Enfermagem. Localizada no município de Imperatriz, segundo maior município do Maranhão, a faculdade possui 85 mil metros quadrados, Clínica Escola de Odontologia, Laboratório de Análises Clínicas, Ambulatório de Saúde e o Núcleo de Práticas Jurídicas.
Em junho de 2016, assou a integrar a DeVry Brasil, dentro do projeto de expansão do grupo no interior dos estados brasileiros. Com qualidade acadêmica, infraestrutura de nível mundial, suporte ao aluno e experiências de aprendizado internacional, atende mais de 110 mil alunos, em 283 cursos de graduação, 214 cursos de pós-graduação, 3 mestrados, além de cursos preparatórios para OAB, carreiras jurídicas e serviços públicos. É assim que abrimos as portas do mundo para nossos estudantes. Porque ser internacional faz toda a diferença. (Assessoria)
Comentários