Siadi realiza I mostra da cultura surda em Imperatriz

Em homenagem ao Dia Nacional dos Surdos, lembrado em 26 de setembro, os alunos dos cursos de Libra,s do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (Siadi), promovem durante a semana I Mostra da cultura surda em Imperatriz. O objetivo é divulgar os avanços e desafios da inclusão dos surdos na sociedade por meio da Língua Brasileira de Sinais.
Com o tema: 'Ouvindo com os olhos e falando com as mãos', a mostra foi aberta nesta segunda-feira (25) com execução do Hino Nacional Brasileiro, adaptado em Libras pela instrutora surda Rayanne Felix. 
"Todo o material exposto e as apresentações foram organizados pelos alunos dos cursos básico e avançado para trazer à sociedade um pouco da evolução na Libras no Brasil, toda a trajetória de luta que a comunidade surda construiu até que a Libras fosse reconhecida como língua oficial, e nos dias atuais para que a inclusão ocorra de maneira efetiva", ressalta Leila Lopes, coordenadora do Siadi.
Além das pesquisas, os alunos também fazem apresentações com apoio de intérpretes para demonstrar a necessidade do bilinguismo no cotidiano. As apresentações seguem até esta quarta-feira (27), na sede do Siadi, na Rua Dom Cesário, Bairro Maranhão Novo. (Kayla Pachêco - ASCOM)