Em comemoração ao dia 21 de setembro - Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, foi realizada na manhã de quinta-feira (18), em Imperatriz, uma atividade de mobilização na Praça de Fátima com o objetivo de, mais uma vez, levantar questões a respeito de justiça social, direitos humanos, cidadania, democracia, igualdade social e respeito às diferenças.
A ação foi promovida pelo Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Associação de Surdos de Imperatriz (ASSIM), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Escola Bilíngue, Associação dos Deficientes de Imperatriz (ADI), Centro de Assistência Profissionalizante ao Amputado e Deficiente Físico de Imperatriz (CENAPA) e reuniu, além dos usuários dos programas, familiares e amigos.
"É notório que a pessoa com deficiência tem suas limitações, porém em sua maioria são deficiências leves e podem ser tratadas como uma pessoa comum, capaz de trabalhar, estudar e participar de atividades normalmente. Esse é o nosso papel hoje, sobretudo mostrar que a pessoa com deficiência não deve sofrer exclusão pela sociedade. Essas ações também servem para mostrar o trabalho que desenvolvemos no CRPD através da inserção da pessoa com deficiência ainda mais na sociedade", frisou a secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Ribeiro, sobre a importância do Centro de Referência para a cidade de Imperatriz.
Luzinete Bernardes da Cruz, mãe de uma usuária do CRPD com Síndrome de Down, fala que a mobilização das pessoas no sentido de esclarecer a sociedade sobre a pessoa com deficiência é a melhor forma de representação do dia 21 de setembro.
"Se não começarmos a informar as pessoas sobre a pessoa com deficiência e suas potencialidades, nunca vamos conseguir que eles sejam tratados como pessoas normais. Graças ao CRDP, tenho percebido que minha filha vem melhorando seu convívio social, porque lá ela é tratada como igual, fazendo amigos e atividades que normalmente não faria", comemora Luzinete.
Durante o evento, atividades ofertadas no CRPD, como capoeira, dança, cover de bandas internacionais, foram apresentadas ao público, além de entrega de folder sobre o Centro de Referência e as atribuições do Conselho de Direito.
Centro de Referência da Pessoa com Deficiência
O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência é um espaço que propicia o direito à convivência comunitária, lazer, cultura e atividades para o desenvolvimento das habilidades adaptativas, a autonomia e potencialidades da pessoa com deficiência.
Suzy Cortez, coordenadora do CRPD, destaca que os serviços ofertados garantem os vínculos familiares e sociais dos usuários.
"O Centro visa à garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para inclusão social, a igualdade de oportunidades, a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência a partir de suas necessidades, prevenindo situações de risco, exclusão e isolamento".
Localizado na Rua Pernambuco, nº 68, Juçara, o CRPD é um dos programas vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e mantido pelo tesouro municipal. (Sara Ribeiro - ASCOM)
Comentários