A defensora pública estadual Mariana Albano fez uso da Tribuna Popular, durante a sessão dessa terça-feira (19), Dia Nacional da Defensoria Pública. A data foi criada pela Lei Federal nº 10.448/2002.
Mariana falou em nome dos 149 defensores públicos que compõem a Defensoria Pública do Estado do Maranhão, sobre as atribuições e responsabilidade profissional do defensor público que é o de “garantir às pessoas que não podem pagar um advogado todos os direitos inerentes à pessoa humana”.
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão surgiu em 2001 e há 14 anos presta serviços em 30% das comarcas. Em Imperatriz foi implantada definitivamente em 2009 com quatro defensores e atualmente possui 12 profissionais, que segundo a defensora “ainda é um número insuficiente para atender às demandas, de saúde, de violência contra a mulher, nas varas criminais, e de família, que são extensas”.
“A defensoria geral a qual represento anuncia hoje mais um defensor para atuar nessa cidade, que terá a nobre missão de atender à população. O número ainda é desproporcional ao número de juízes e promotores neste Estado”.
Mariana anunciou ainda a inauguração da nova sede da instituição, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 1574, no Centro da cidade.
“As novas instalações estão sendo entregues, com ampla recepção, brinquedoteca, salas para os defensores, para assistência social, pensando no defensor e na população, que necessita ser atendida por um profissional de qualidade, que a acompanhe nas demandas judiciais, nas mediações e conciliações, com instalações dignas”.
Logo após o uso da Tribuna, foi entregue a “Moção de Aplauso”, como reconhecimento ao trabalho prestado pela Defensoria Pública junto às comunidades carentes. (Mari Marconccine / Assessoria)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15310
Dia Nacional da Defensoria Pública é lembrado em Tribuna Popular
O trabalho dos defensores garante assistência jurídica gratuita para famílias que não podem pagar
Comentários