Valorizar os ciclistas e divulgar os benefícios como um meio de transporte alternativo, barato e não poluente. Esse é o objetivo do Projeto de Lei nº 015/16, de autoria dos vereadores José Carlos Soares (PTB) e Antônio José Fernandes (DEM), que visa criar o Dia Municipal do Ciclista em Imperatriz.

De acordo com o projeto, o município deve instituir no calendário oficial a comemoração anual do dia 19 de agosto – Dia do Ciclista, considerado de fundamental importância para incentivar a prática do ciclismo em Imperatriz.
O vereador-presidente José Carlos Soares ressaltou que o evento visa também promover ações que valorizem o mútuo respeito entre os motoristas, pedestres e ciclistas.
“Devemos discutir políticas públicas para tornar Imperatriz uma cidade em que a utilização da bicicleta seja incentivada e viabilizada pelo Poder Público”, assinalou ele.
Ele diz ainda que “é preciso discutir a implementação de projetos que viabilizem a implantação de vias exclusivas para os ciclistas no âmbito do município de Imperatriz, viabilizando melhorias para o trânsito, bem como a realização de obras de implementação de infraestrutura cicloviária”.
O vereador Antônio José assinala que a idealização do projeto surgiu através do Clube de Pedal Amador (CPA), entidade que tem como objetivo incentivar o cicloturismo em nossa cidade, que com o apoio de outros grupos começou a colher assinaturas nas escolas, feiras livres, universidades, nos shoppings, nas ruas do centro e dos bairros, atém mesmo em outras cidades, tendo assim também o apoio popular.
“Esse projeto é uma reivindicação dos ciclistas de Imperatriz e da população que através de abaixo-assinado encaminhou proposta de Projeto de Lei instituindo o Dia Municipal do Ciclista”, finalizou. (Assessoria)

a