O Dia Mundial sem Tabaco, celebrado nessa quinta-feira (31), foi marcado em Imperatriz pela panfletagem realizada pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com direção do CAPS AD Girassol. A equipe do Programa de Controle do Tabagismo da SMS distribuiu os informativos na Praça de Fátima alertando a população para os danos que o cigarro provoca à saúde e ao meio ambiente.
“Cigarro não combina com a saúde do planeta. Nem com a sua” é o tema principal deste ano e as ações têm como foco o Meio Ambiente. “Respeite a sua saúde e a saúde do planeta. Ambiente saudável é ambiente livre do cigarro”.
O dia 31 de maio é uma data instituída como Dia Mundial sem Tabaco, pela Organização Mundial de Saúde desde 1987, para divulgar o risco que o cigarro traz para a sociedade. Tema mundial deste ano é relacionado à interferência das indústrias de tabaco no mundo. O Brasil adaptou este tema para relacionar o uso e a produção do tabaco na relação com o meio ambiente.
“Fumar faz mal para você e para o planeta”, adverte Fábio Silva, coordenador da campanha em Imperatriz. Segundo ele, desde o plantio até a contaminação do ar, o tabaco passa por vários processos, tais como desmatamento, trabalho escravo e utilização de agrotóxicos. “É um prejuízo clínico para as pessoas, quando há mais de 50 tipos de doenças relacionadas ao tabagismo e também um prejuízo nítido para o planeta”, alerta Fábio Silva.
No Brasil, estima-se que cerca de 200.000 mortes/ano são decorrentes do tabagismo. Ele representa um problema de saúde pública, não somente nos países desenvolvidos, como também em países em desenvolvimento, como o Brasil.
Segundo o dr. Fábio Silva, especialista em Gestão Pública e Saúde Mental e coordenador do CAPS Ad Girassol de Imperatriz, “se fizermos as contas, mostramos para a nossa população que, além de estar prejudicando a própria saúde, ele gasta, em média, com cigarro cerca de R$ 150 por mês”. (Comunicação)