Em alusão ao Dia Mundial de Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro, equipe da Secretaria de Saúde realizou atendimentos com familiares e pacientes que fazem acompanhamento na Rede de Saúde Mental do Município. Orientações, exames, palestras e testes de HIV e sífilis, além de atividades de recreação foram oferecidas na manhã dessa quarta-feira.
Participaram do evento usuários da Residência Terapêutica e dos Centros de Atenção Psicossocial, CAPS, III, AD e Infantil. “Ações voltadas a esta data visam reforçar necessidade de assistência psicológica paralelo ao tratamento de doenças crônicas como AIDS e câncer, por isso reforçamos hoje os atendimentos clínicos dentro da rede”, informou a coordenadora do CAPS III, Raymara Costa.
Para a coordenadora da Rede, Maria Aparecida, além de ser utilizada para melhorar a situação psicológica e emocional dos pacientes, a data visa também chamar atenção pública para a questão da saúde mental, pois os transtornos são cada vez mais comuns a todos os povos, ultrapassando barreiras culturais, políticas e socioeconômicas.
“Necessitamos provermos saúde mental a todo instante e, com isso, propagar dicas de manutenção da boa saúde mental e mostrar que temos alternativas com tratamentos clínicos e psicológicos para os transtornos que acometem a população. E essa data é uma oportunidade de reforçarmos isso”, afirmou Maria Aparecida.
Segundo ela, os serviços oferecidos na manhã dessa quarta, 10, contaram com a colaboração dos programas IST/AIDS e Saúde da Mulher; as instituições de Ensino Wyden Facimp e Escola Técnica Alvorada; Escola do Grêmio e o Dj Bansai, que comandaram a animação do encontro. (Maria Almeida – ASCOM)
Comentários