A data foi instituída em 2006. No Brasil, desde 2007 ganhou repercussão. Em Imperatriz, o Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, será lembrado às 18h30 desta sexta-feira na Avenida Beira-Rio, em um evento ainda pequeno, mas com o objetivo de despertar a discussão sobre o convívio e a inclusão de pessoas com a Trissomia do cromossoma 21.
Profissionais que atendem pessoas com a Síndrome de Down estarão reunidos na Avenida Beira-Rio para um momento de atividades com crianças, adolescentes e adultos deste grupo, acompanhados de pais e familiares. A ideia surgiu durante encontros de especialistas na área e famílias, em sessões de acompanhamento.
Para a funcionária pública Raymara Silveira, um momento especial e que pode inaugurar expectativas para melhorar o atendimento a pessoas com a síndrome e até mesmo a inclusão social. “Tenho um filho de dez anos com a síndrome e passo o tempo todo me dedicando a ele. No começo foi um susto, mas depois a gente não encontra palavras para explicar o carinho”, comenta. Os organizadores do evento informam que o convite está aberto para quem quiser participar.
Down – A Síndrome de Down ou Trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente. O nome homenageia John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1862. A causa genética foi descoberta em 1958 pelo professor Jérôme Lejeune, que descobriu uma cópia extra do cromossoma 21. É o distúrbio genético mais comum, estimado em 1 a cada 1000 nascimentos. (Hemerson Pinto)
Comentários