Auditório recebeu participantes do evento
Cadeirantes com presença confirmada na caminhada

Hemerson Pinto

Pessoas com deficiência participam na manhã de hoje de uma caminhada que deve percorrer as principais ruas e avenidas do Centro. O objetivo é levar a público as vitórias conquistadas a partir das lutas de entidades que representam o grupo em Imperatriz e outras cidades da região.
“Chamar atenção das pessoas e mostrar à sociedade que somos capazes. Como qualquer outra pessoa temos nossos direitos e deveres”, diz a servidora pública Dierlane de Carvalho, integrante do Centro de Apoio Profissional ao Deficiente Físico e Amputado de Imperatriz (Cenapa).
A entidade existe há mais de uma década e tem desenvolvido trabalho importante na busca pela inclusão social de pessoas com deficiência. A conscientização para a construção de rampas em calçadas e entradas de estabelecimentos públicos e privados e adaptação de ambientes são algumas conquistas destacadas pela servidora pública. Porém, segundo Dierlane, ainda falta muito a conquistar, principalmente em relação ao preconceito.
Ontem o Fórum Regional de Entidades e Patologias realizou atividades alusivas à data. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, Centro, reuniu o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), além de associações que representam a classe. O encontro teve como tema ‘Nada sobre Nós, sem Nós: Diretrizes e Ações para o Fortalecimento de Políticas Públicas para a Pessoa co Deficiência”.
A concentração para a caminhada que vai lembrar em Imperatriz o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência começa a partir das 8h, em frente à Igreja Adventista, da Rua Amazonas, Centro.