Raimundo Primeiro
Um Dia dos Pais promissor para os lojistas e comerciantes de um modo geral. O sábado foi de intensa movimentação no comércio da cidade, com as pessoas indo às lojas, olhando e comprando produtos colocados à disposição do público consumidor para uma das principais épocas de elevação dos índices de vendas, segundo constatação de organismos que pesquisam o setor, sobretudo durante as datas comemorativas.
Confirmando estudo feito pela Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), com o apoio dos sindicatos filiados à entidade localizados na região sul, Faculdade Santa Terezinha e Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), o comércio registrou aumento considerável nas vendas: cerca de 13%, segundo informações colhidas na parte da manhã e nas primeiras horas da tarde de ontem (sábado), véspera do Dia dos Pais, comemorado hoje em todo o País.
A pesquisa da Fecomércio-MA revela que as lojas de Imperatriz e região terão aumento nas vendas em aproximadamente 84,9%. O resultado mostra, portanto, que, em cada grupo de cinco consumidores ouvidos, mais de quatro pessoas pretendiam comprar algum produto para presentear o pai, durante o transcurso da data que, com o passar dos anos, vem cada vez mais animando os lojistas diante dos significativos índices de vendas verificados durante o período.
A pesquisa da Fecomércio-MA mostra que os sapatos, carteiras e cintos lideram a lista dos presentes favoritos pelos consumidores. Este ano, esses itens pontuaram 14,8% das intenções de compras, seguida de perto pelos artigos de vestuário (12,4%) e relógios (12,4%). Também aparecem na lista de preferência dos consumidores os perfumes (6,6%), celulares (6,3%), televisores (6,2%), materiais esportivos (5,8%), barbeadores elétricos (5,5%) e computadores (5,0%). "Estamos otimistas aqui em nossa loja, com produtos e ofertas esperando pelos compradores", disse o vendedor Lindemberg Farias, 35, há 10 anos atuando na área de eletroeletrônicos.
De acordo com a pesquisa, o resultado corresponde ao aumento de 36,49% no que diz respeito às vendas, em relação à intenção de compras constatada agora em 2013, em São Luís, a capital do Estado. "Bom saber dos resultados, fiquei sabendo da pesquisa através da imprensa", diz o comerciante Marcos Freitas, revelando que as vendas registraram melhora em seu estabelecimento comercial, uma loja de confecções localizada na Vila Lobão, bairro próximo ao Entroncamento da Rodovia Belém-Brasília (BR-010).
A Assessoria de Imprensa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz informa que os resultados das consultas de avaliação de crédito feitas em julho cresceram 7,44% na cidade e o número de consumidores que saíram do vermelho chegou a 15,85%, o que indica mais pessoas aptas para as novas compras em agosto e um Dia dos Pais com expectativa de bons negócios.
O presidente da CDL Imperatriz, empresário Francisco da Silva Almeida, ressaltou que o comércio registrará aumento considerável na semana do Dia dos Pais, superando os índices de vendas no mesmo período, no ano passado.
Calçadão - Os lojistas dos calçadões da Avenida Getúlio Vargas - o maior centro de compras da região tocantina - também estão otimistas em relação ao aumento das vendas para o Dia dos Pais agora em 2013, que é comemorado neste domingo, esperando os consumidores com uma variada linha de artigos e promoções.
O presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC), empresário Marcone Marques, acredita que as vendas sejam elevadas em até 12%. Segundo ele, este ano vai ter o melhor Dia dos Pais para o comércio de Imperatriz no que diz respeito às vendas, com os lojistas proporcionando uma série de vantagens para os consumidores, inclusive as tradicionais promoções.
"Tanto os lojistas quanto os filhos estão animados, fazendo com que as nossas expectativas em termos de aumento nas vendas sejam as melhores possíveis", destaca Marcone. As lojas ficaram abertas ontem até às 18h, com as pessoas indo ao comércio, pesquisando e, evidentemente, comprando.
Shoppings - As lojas dos três shopping centers de Imperatriz - Timbira, Tocantins e Imperial - experimentaram aumento expressivo nas vendas durante os últimos dias. Ontem, a movimentação intensificou-se até o horário do fechamento de seus estabelecimentos comerciais.
'Estrangeiros' movimentam cidade
"Moro em Araguaína (TO), estou visitando Imperatriz, aqui tenho familiares e, por isso, decidi vir aos shoppings da cidade, estou gostando do que estou vendo", informou o universitário Carlos Henrique, 20, que havia comprado um aparelho celular uns 15 minutos antes, quando a reportagem percorria o Timbira Shopping, na rua Ceará, centro comercial de Imperatriz.
Pensamento compartilhado pelo odontólogo Luan Marques, de Goiânia (GO), quando visita o Shopping Tocantins, na rua Piauí, também no centro comercial de Imperatriz. "Temos uma cidade com boas coisas, estou gostando, um crescimento fácil de ser visto, faltando apenas algumas coisas, mas creio que logo elas serão viabilizadas".
Comentários