Marconi Marques: "As bolsas também são opções; estão na preferência das mulheres"

Raimundo Primeiro

Ontem, véspera do Dia dos Namorados, o comércio de Imperatriz esteve movimentado. Desde as primeiras horas da manhã, a quarta-feira (11) já demonstrava que seria uma data especial também em relação ao transcurso das comemorações relacionadas aos corações enamorados da cidade.
A tendência visível de que as lojas receberiam consumidores durante todo o expediente, começou a ser configurada logo durante as primeiras horas da manhã, quando as portas dos estabelecimentos comerciais foram abertas.
O presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC), Marconi Marques, destaca que as lojas do setor efetivamente registraram melhora nas vendas. O dirigente lojista falou sobre a Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Namorados, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio), por meio de parceria firmada com a Faculdade Santa Terezinha (Fest), de Imperatriz.
De acordo com a pesquisa, 79,4% dos consumidores imperatrizenses pretendiam comprar produtos para presentear no Dia dos Namorados, revelando uma manutenção de consumo em relação ao mesmo período de 2013. No ano passado, o índice chegou a 79,1%.
Marconi Marques lembra que, sempre em datas especiais, o comércio sempre desperta a atenção dos compradores, principalmente em razão das programações especiais que realiza, caso, por exemplo, das tradicionais promoções. Apesar das oscilações do meio econômico, a criatividade dos lojistas imperatrizenses predomina e "consegue levar os compradores até os seus estabelecimentos comerciais", observa.
A pesquisa da Fecomércio mostra que os itens de vestuário lideram a preferência dos consumidores, com 21,7% de intenção de compras, com aumento de 64,4% por essa opção na comparação com o ano passado, quando os vestuários eram apenas a terceira opção dos compradores.
Os outros produtos, são os seguintes: relógios (15,6%), chocolates (14%) e jóias (13,4%). Aparecem ainda como opções para os namorados ou namoradas, jantares (11%), sapatos (9,5%), cesta de café da manhã (9,1%), flores (7,7%), lingeries (7,3%), celulares (5,2%) e perfumes (5%).
Encerrando, Marconi Marques salienta como fator preponderante as ações desenvolvidas pela entidade por ele dirigida, ao real espírito de união e confraternização entre as lideranças de outras instituições, como a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), presidida por Jairo Almeida; e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que tem à frente o empresário Francisco da Silva Almeida (Chico Brasil), além de todo o empresariado local. "Estamos cada vez mais unidos, lutando por uma cidade melhor para todos", conclui.