Nelma Silva, presidente CRP22/MA, e Kiria Ribeiro, conselheira em Imperatriz

Hemerson Pinto

Uma programação que envolve palestras, mesas redondas, rodas de conversa para debater o tema “Compromisso com a profissão: dialogando sobre os fazeres dos psicólogos no Maranhão” está sendo preparada e irá acontecer em dois municípios, além da capital maranhense. Os encontros serão realizados em Caxias (no próximo dia 26), em São Luís (nos dias 27, Dia do Psicólogo, e 28) e em Imperatriz (dia 29).
Os eventos são promovidos pelo Conselho Regional de Psicologia, 22ª Região. A presidente do CRP22-MA, Nelma Silva, esteve em Imperatriz nos preparativos para a programação, que também envolve fóruns e conferências que serão realizados na Universidade Federal do Maranhão, onde irão ocorrer as outras atividades.
Para a presidente do Conselho, o tema é uma proposta para a divulgação do trabalho do psicólogo, profissão criada há 53 anos e que hoje tem um papel amplo na sociedade. “Antes era meramente clínica, o que é muito importante, mas hoje a atuação é maior, está no campo da promoção da qualidade de vida, promover a saúde mental, no campo jurídico com a mediação de conflitos”, declara.
O Conselho Maranhense foi criado após o desmembramento do CRP11 do Ceará. “O desmembramento do Conselho ocorreu justamente por enfrentarmos muitos desafios com os profissionais do nosso estado. Antes a distância não ajudava. Agora o Conselho busca superar a distância entre ele e a categoria para regular e fiscalizar a atuação do psicólogo, a condição de trabalho e a conduta ética, prevenindo a sociedade de maus profissionais”, declara.
Imperatriz e Caxias são as únicas cidades maranhenses, além de São Luís, com representantes do CRP22-MA. O município e algumas cidades vizinhas reúnem cerca de 100 psicólogos dos 1.600 inscritos no Conselho em todo o estado.
A programação terá início às 8h30 com uma conferência abordando o tema central do encontro. Às 9h30 será iniciada a mesa redonda para tratar sobre desafios e perspectivas nas políticas públicas no Maranhão. Às 11h a mostra de práticas de psicólogos da região Tocantina, com painéis e apresentações. À tarde será realizado um Fórum e uma roda de conversa. O encerramento será às 18h com um coquetel com apresentações culturais.