Reduzir o número de acidentes, mortes no trânsito e conscientizar os motoristas estiveram entre os principais objetivos da mobilização realizada, anteontem, pela Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran). Blitz educativa na Rua Simplício Moreira, em frente à agência da Previdência Social, comemorou o “Dia Mundial do Pedestre”, lembrado em 8 de agosto.
Público que passava pelo local foi abordado pelos agentes de trânsito, que distribuíram panfletos, prestaram orientações e fiscalizaram a travessia na faixa de pedestre. De acordo com o secretário de Trânsito, Leandro Braga, a iniciativa é de fundamental importância para conscientizar os motoristas imperatrizenses quanto ao respeito à legislação e, principalmente, ao pedestre que utiliza a sinalização horizontal.
“Temos intensificado, desde o começo do ano, esse trabalho de educação no trânsito, visando reduzir os acidentes. Querermos aumentar a segurança nas vias de intenso fluxo de veículos em Imperatriz. O pedestre é prioridade, devendo o motorista respeitá-lo”, ressaltou o secretário.
Ele destacou que o município revitalizou algumas faixas de pedestres na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa e em frente a diversas escolas públicas e particulares. “O prefeito Assis Ramos determinou que abríssemos processo licitatório para compra de materiais para reforçar a sinalização, não apenas no centro, mas em todos os bairros de Imperatriz”, frisou.
Dicas de segurança – Travessia na faixa de pedestre
Não utilize telefone celular ou fones de ouvido enquanto estiver atravessando a rua, pois eles podem dificultar que você ouça carros se aproximando; Atravesse sempre na faixa e somente quando o sinal de pedestres estiver verde; Não atravesse entre os carros parados, mesmo que o sinal esteja fechado; Quando for atravessar a via com criança, sempre segure-a pelo pulso, e quando for atravessar a via com animais ou objetos volumosos, como sacolas, segure-os com firmeza para que os objetos não caiam ou o animal não fuja durante a travessia. (Gil Carvalho – ASCOM/PMI)
Comentários