Felipe e Euclides acertando detalhes da progamação

Como forma de alertar o contribuinte para a necessidade de ser aprovado um novo Código Tributário no Brasil, a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) realiza hoje, 25, manifestação em comemoração ao Dia de Respeito ao Contribuinte de Impostos. Em Imperatriz, os jovens empresários pretendem chamar a atenção para o fato de que o Brasil é um dos países que têm a maior carga tributária do mundo, visitando os órgãos de comunicação em divulgação do movimento.
A informação foi dada pelo presidente do Conaje, Felipe Murta, que ao lado do presidente da Associação Comercial e Industrial, Euclides Viêra, quer mostrar que o brasileiro paga impostos elevados e em grande quantidade.
“O brasileiro trabalha 150 dias por ano para pagar impostos. Exatamente hoje, 25, completa esses dias que todos nós trabalhamos para pagar impostos, por isso a comemoração deve ser estendida aos consumidores, uma vez que todos são prejudicados”, alertou Felipe Murta.
Para o presidente da ACII, Euclides Viêra, não são apenas os empresários que sofrem com a alta carga de tributos que se paga. “Claro, os impostos fazem os produtos ficarem mais caros e, com isso, o consumidor é quem paga mais caro”.
Para o dirigente empresarial, “o código tributário é antigo e arcaico e precisa ser reformado. Precisamos chamar a atenção da classe política para que seja aprovado um novo código tributário, pois o que está aí penaliza todos”.
Para Felipe Duarte, a sociedade não quer deixar de pagar seus impostos, o que se quer é pagar de forma organizada e ver o retorno destes impostos. “O que adianta arrecadar tantos impostos se não se vê a aplicação desta arrecadação em benefícios da população?”, questiona.
Para os dois, faltam investimentos em educação, saúde, segurança e infraestrutura, cujos problemas poderiam ser amenizados caso todos os recursos arrecadados com os impostos fossem corretamente aplicados.
Respeito - Instituído pela lei federal número 12.325, de 15 de setembro de 2010, o projeto foi criado pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) com o intuito de promover o debate sustentável do sistema tributário brasileiro, informando a população da alta tributação a que são expostos todos os dias. O projeto é realizado nos estados pelas Associações de Jovens Empresários (AJEs). Também são parceiros do Projeto o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), Movimento Brasil Eficiente (MBE) E Associação Brasileia de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Segundo o texto da lei ordinária, desde a sua aprovação, o dia 25 de maio passa a ser o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte. Uma data de conscientização cívica a ser celebrada anualmente, com a finalidade de mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a conscientização e a reflexão sobre a importância do respeito ao contribuinte. Estudos revelam que até as proximidades desta data o brasileiro trabalha apenas para arcar com as suas obrigações perante o fisco.